TC Mover
Mover

Morte de homem negro em loja traz Carrefour Brasil (CRFB3) de volta aos holofotes

Postado por: TC Mover em 20/11/2020 às 12:20

São Paulo, 20 de novembro – A morte de um homem negro após ser espancado por dois seguranças de uma unidade da Carrefour Brasil em Porto Alegre é o assunto mais comentado do dia nas redes sociais nesta sexta-feira, trazendo a maior supermercadista do país de volta aos holofotes em pleno Dia da Consciência Negra. 

De acordo com matérias veiculadas pela imprensa nesta sexta-feira, João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado por dois homens, incluindo um policial militar, dentro do supermercado após se desentender com uma funcionária. Em nota, a Carrefour Brasil disse que “lamenta profundamente” o caso e que tomará medidas para a punição dos agressores, que foram presos em flagrante. 

Outras polêmicas envolvendo o Carrefour

A morte de Freitas na loja da supermercadista é mais um episódio sombrio envolvendo a Carrefour Brasil, código CRFB3. Um ano atrás, um cachorro foi morto a pauladas por um segurança da rede um uma loja de Osasco, na Grande São Paulo. 

Neste ano, um funcionário do hipermercado em Recife morreu após um mal súbito e teve o corpo escondido por guarda-sóis para impedir que a loja fosse fechada. Também houve o caso de uma funcionária da divisão Atacadão, subsidiária da companhia, demitida no Rio de Janeiro após denunciar ter sido vítima de racismo e intolerância religiosa.

Nas redes sociais, usuários e até gestores de recursos se revoltaram com a suposta falta de ação do Carrefour Brasil para impedir episódios do tipo. Em meses recentes, Carrefour Brasil e outras companhias têm lançado ações para alinhar suas práticas empresariais com os preceitos básicos de ambiente, sociedade e governança, código de conduta conhecido como ESG e que, em teoria, acrescenta o valor das empresas que o seguem. 

Desempenho das ações do Carrefour (CRFB3)

A ação ordinária do Carrefour Brasil, código CRFB3, caía 0,84%, sendo negociada a R$20,12, por volta das 11h40. Para acompanhar o desempenho do supermercadista e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Gustavo Boldrini
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais