TC Mover
Mover

Petrobras amplia produção e vendas no terceiro trimestre em 2,6% com pré-sal

Postado por: TC Mover em 20/10/2020 às 20:56

São Paulo, 20 de outubro – A Petrobras anunciou hoje uma produção de 2,95 milhões de barris equivalentes de óleo e gás por dia no terceiro trimestre, o que representa um crescimento de 2,6% na base anual. 

O desempenho foi puxado especialmente pelo pré-sal, cuja produção aumentou 20,8% na base anual, para 1,65 milhão de barris por dia, enquanto as demais áreas de exploração registraram quedas. A produção de gás aumentou 1,9% e as vendas de petróleo e gás também subiram, para 3,1 milhões de barris por dia, ou 2,6% na base anual, graças à retomada da economia a às exportações, que cresceram 22,6% na base anual. 

Estimativa da Petrobras é revista

O crescimento da produção no terceiro trimestre levou a Petrobras a rever sua estimativa de produção média para o ano, para 2,84 milhões de barris por dia de óleo e gás equivalentes, dos quais 2,28 milhões de óleo, com uma variação de 1,5% para cima ou para baixo. A projeção é 2,5% maior que o limite superior das metas originais divulgadas para o ano, de 2,7 milhões de barris de óleo e gás e 2,2 milhões de óleo. 

Estoque ainda abaixo do pré-Covid

Apesar do aumento da produção acima do esperado, a Petrobras disse que os estoques estão em níveis inferiores aos do período pré-Covid, mesmo com a retração da demanda global por petróleo. Segundo a estatal, isso foi possível graças à maior integração entre produção, refino, logística e comercialização.

 A empresa pretende, porém, postergar as paradas das unidades marítimas previstas para o quarto trimestre para o início de 2021 por conta da pandemia e da redução de contingente nas unidades. 

Retomada na demanda

A Petrobras destacou a produção no Campo de Tupi, que alcançou a marca de 2 bilhões de barris de óleo equivalente em dez anos de produção e é atualmente o campo com maior produção em águas profundas do mundo. Ele respondeu por 28% da produção da companhia no terceiro trimestre. 

A empresa avançou na instalação das plataformas P-68, nos campos de Berbigão e Sururu, e na P-70, no Campo de Atapu, que deve começar a escoar gás no dia 15 de outubro.  

No refino, a Petrobras destacou a retomada da demanda do mercado doméstico e a recuperação das vendas e da produção de derivados, com o fator de utilização das refinarias subindo para 80% no terceiro trimestre, ante 55% em abril. 

Texto: Angelo Pavini
Edição: Kariny Leal e Letícia Matsuura
Arte: Nathália Reiter/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais