Mover

Petrobras (PETR4), bancos, Energisa (ENGI11) ganham espaço nas carteiras de janeiro

Postado por: TC Mover em 06/01/2021 às 17:56

São Paulo, 6 de janeiro – Enquanto a Vale, código VALE3, permanece no topo das preferências, as ações preferenciais da Petrobras, código PETR4, e os papéis dos bancos Bradesco, código BBDC4, Itaú, código ITUB4, e Banco do Brasil, código BBAS3, ampliaram sua presença nas carteiras recomendadas de ações para janeiro, sugerindo que o investidor deverá fazer uma gestão mais ativa da renda variável em um ano que se apresenta volátil, incerto e com avaliações por ora esticadas.

No geral, as corretoras esperam um início de ano ainda positivo para a bolsa, mas sem entusiasmo. A chegada das vacinas ao mercado e sua aplicação em massa é importante, mas o rombo provocado pela doença irá exigir muito do governo brasileiro que lida com uma taxa recorde de desemprego e um déficit fiscal histórico, disseram estrategistas da Planner.

Estão entre os riscos, a eleição das mesas diretoras do Congresso, a dinâmica de financiamento do governo, os comentários do Banco Central sobre a orientação futura da política monetária e a evolução das pressões inflacionárias. “Ficaremos atentos durante 2021 como todo esse processo se dará”, afirma a Elite Investimentos.

Ações mais recomendadas nas carteiras das corretoras

A TC Mover preparou um levantamento com as carteiras recomendadas por 16 corretoras. Destacam-se as ações de empresas com alta capitalização de mercado, as chamadas blue chips, como a Vale, assim como empresas de saúde, logística e a Energisa, código ENGI11, que foi adicionada a um par de carteiras.

Tabela - carteiras jan21
Arte: Vinícius Martins / TC
“Seguimos com a nossa visão de que a Vale está bem posicionada para fechar as lacunas existentes em diferentes frentes, o que deve impulsionar uma melhor precificação em relação aos pares australianos”, observa Arthur Carvalho, estrategista do Bradesco BBI, uma das 12 instituições que têm a mineradora entre suas apostas para este mês.

Vale (VALE3) e bancos se destacam nas carteiras

A Vale continua a ser negociada com um desconto de cerca de 35% ante os pares australianos. As ações preferenciais do Itaú deram o maior salto, dobrando de tamanho entre as mais sugeridas, passando de três carteiras em dezembro para seis em janeiro.

Para o BB Investimentos, uma das casas que optou pela ação preferencial do Itaú neste mês, o banco “demonstra desenvoltura para continuar liderando o movimento de digitalização e ingresso dos grandes bancos no novo momento da indústria”.

Já o BTG Pactual, cuja carteira tem grande exposição às commodities com Petrobras, Vale e Suzano, optou pelo Itaú de olho na alta de juros neste ano. Bradesco e BB também têm seis citações, contra cinco em dezembro.

Bancos médios também entraram no radar, com a Genial Investimentos recomendando comprar neste mês as preferenciais de BMG e Banco Pan. As ações do setor financeiro ainda estão desvalorizadas ante os níveis pré-pandemia, apontam algumas das corretoras consultadas.

B3 (B3SA3), Via Varejo (VVAR3) e Petrobras (PETR4) estão entre as mais indicadas

As ações preferenciais da Petrobras se unem à B3, código B3SA3, e à Via Varejo, código VVAR3, formando o Top 3 das mais indicadas no mês, com sete, oito e oito recomendações, respectivamente.

A profunda transformação no médio prazo, impulsionada pela venda maciça de ativos não essenciais e o foco na produção de petróleo no pré-sal e no fornecimento de gás para o que o governo chama de choque energético no país são destaques por trás das recomendações para a compra da Petrobras.

Klabin (KLBN11) e Vivara (VIVA3) deixam lista e Energisa (ENGI11) estreia

Os papéis de Klabin, código KLBN11, e da Vivara, código VIVA3, que estavam no ranking de dezembro deixam a lista, enquanto a Energisa unit é uma das estreias do mês, com duas indicações.

 

Para a Safra Corretora, que também elevou sua exposição a bancos em janeiro, a Energisa, que atua principalmente no segmento de distribuição de energia elétrica, pode se beneficiar de uma retomada da economia no curto prazo.

Magazine Luiza (MGLU3) e Gerdau (GGBR4) perderam espaço

O segmento de concessão de estradas também tem peso seu ampliado, com a CCR se juntando à EcoRodovias, código ECOR3, entre as eleitas do mês. Para a Singulare, ex-Socopa, os impactos da paralisação para conter o avanço da Covid-19 sobre os resultados da CCR têm sido menores que o esperado.

 

A Magazine Luiza, código MGLU3, e Gerdau, código GGBR4, dois papéis vencedores em 2020, perderam espaço, com realização de lucros pelas corretoras. JBS, código JBSS3,e MDias Branco, código MDIA3, voltam com duas recomendações. Para a Necton, a companhia líder na produção de massas e biscoitos no país deve ser favorecida com a valorização do real, reduzindo o custo de importação do trigo.

Confira as carteiras recomendadas

A TC Mover compilou as carteiras do BB-BI, Mirae Asset, Necton, Bradesco BBI, Terra, Guide, Genial, BTG Pactual, Planner, Safra Corretora, XP, Elite, Itaú BBA, Modalmais, Santander e Singulare. Confira abaixo todas as carteiras recomendadas.

Bradesco/Ágora Investimentos

carteiras - bradesco
Fonte: Ágora Investimentos / *entraram na carteira

BB Investimentos

carteiras - bbinvestimentos
Fonte: BB Investimentos / *entraram na carteira

BTG Pactual

carteiras - btgpactual
Fonte: BTG Pactual / *entrou na carteira

Elite

carteiras - elite
Fonte: Elite Investimentos

Genial Investimentos

carteiras - genialinvestimentos
Fonte: Genial Investimentos / *entraram na carteira

Guide Investimentos

carteiras - guideinvestimentos
Fonte: Guide Investimentos / *entrou na carteira
Itaú BBA
carteiras - itaubba
Fonte: Itaú BBA

Modalmais

carteiras - modalmais
Fonte: Modalmais / *entraram na carteira

Mirae Asset

carteiras - miraeasset
Fonte: Mirae Asset / *entraram na carteira

Necton

carteiras - necton
Fonte: Necton / *entraram na carteira

Planner

carteiras - planner
Fonte: Planner / *entrou na carteira

Safra Corretora

carteiras - safra
Fonte: Safra Corretora / *entrou na carteira

Santander

carteira - santander
Fonte: Santander Investment / *entrou na carteira

Singulare

carteira - singulare
Fonte: Singulare

Terra Investimentos

carteira - terra
Fonte: Terra Investimentos

XP Investimentos

carteira - xp
Fonte: XP Investimentos / *entraram na carteira

Texto: Bárbara Leite
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins / TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais