TC Mover
Mover

Petrobras reduz preços do diesel e da gasolina e ação fecha em alta

Postado por: Karine em 30/04/2021 às 18:35

A Petrobras anunciou hoje que vai reduzir o preço médio do litro do diesel e da gasolina nas refinarias a partir deste sábado, um reajuste que marca a primeira movimentação do general Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, no comando da estatal, que antes era comandada por Roberto Castello Branco.

Os preços médios do diesel para distribuidoras cairão 6 centavos por litro, para 2,71 reais, enquanto a gasolina terá recuo de 5 centavos por litro, para 2,59 reais, informou a empresa em comunicado. Os preços dos combustíveis acumulam forte alta no ano, na parcial de 2021 a gasolina subiu 40,7% nas refinarias e o diesel aumentou 34,1%.

Preocupado com a insatisfação dos caminheiros, Bolsonaro anunciou em fevereiro a demissão de Castello Branco e um período de isenção temporária de PIS/Cofins sobre o óleo diesel, que terminará também no sábado. A isenção acabou sendo compensada por reajustes nas refinarias, elevações na carga tributária estadual e no preço do biodiesel e serviu mais para segurar a escalada do que para reduzir os preços cobrados nos postos.

Dessa, forma em seu comunicado, a Petrobras ressaltou que a mudança no preço final dos consumidores depende de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis e que “busca equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”.


Ações da Petrobras (PETR4)

Para os analistas, o momento de turbulência das ações da Petrobras parece já ter passado. Apesar disso, Vicente Falanga e Gustavo Sadka, do Bradesco BBI, apontaram em relatório que é preciso ter cautela com a ação: “A ação Petrobras já está sendo negociada a um nível de EV/Ebitda historicamente baixo, de três vezes. Quaisquer impactos negativos sobre fluxo de caixa, como cortes injustificados de preços de combustível, podem justificar outro potencial de queda de cerca de 10% dos papéis. Mas, se a nova gestão conseguir impulsionar o plano estratégico anterior, o potencial de valorização pode ultrapassar 50%”.


Cotação da ação da Petrobras (PETR4)

A ação da Petrobras (PETR4) fechou o dia de hoje estável cotada a R$23,72. No ano, o papel acumula perda de 13,85%, impulsionada pela ingerência do presidente Jair Bolsonaro na estatal.


Cotação da ação da Petrobras


Para acompanhar o desempenho das ações dx xx e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.


Últimas notícias da Petrobras

 Credit Suisse eleva Petrobras para neutra com menos incertezas

A redução das incertezas com a eleição do novo conselho e a posse de Joaquim Silva e Luna como diretor-presidente, além do múltiplo “extremamente descontado” diante da tendência de alta do petróleo Brent tornam a tese de investimento da Petrobras mais atrativa, disse o Credit Suisse. Em relatório, o banco eleva a recomendação para o ADR, recibo da ação negociada nos Estados Unidos, da estatal negociado de underperform, equivalente a venda, para neutra. Continue lendo.

Ações da Petrobras caem por receio fiscal e realização

As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras caem nesta tarde. A realização dos investidores após a data limite de manter a ação para receber dividendos e as preocupações fiscais contribuem para o movimento de queda, segundo analistas. Continue lendo.

Texto: Karine Sena
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Carlos Matos / TC Mover


Leia também

Resumo da Semana: Jair Bolsonaro, ações da Tecnisa, PEC Emergencial, CSN e IRB Brasil

Especial: CSN busca anular acordo com IRB Brasil e quer indenização de R$4 bilhões

XP vê laboratórios perdendo espaço para hospitais

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais