PicPay contrata BTG Pactual para coordenar IPO, diz fonte

São Paulo, 18 de fevereiro – A PicPay, aplicativo brasileiro que funciona como uma carteira digital e tem mais de 40 milhões de clientes ativos, contratou o banco BTG Pactual para coordenar sua listagem na B3, disse uma fonte com conhecimento do assunto à TC Mover.
PicPay ainda irá escolher equipe de assessores legais e demais bancos
Os demais bancos, assim como o restante da equipe de assessores legais, ainda estão para ser escolhidos, disse a fonte. A PicPay, que permite ao usuário fazer compras pelo celular com cartão de crédito ou por meio de uma transferência, é controlado pela J&F, holding de investimentos da família Batista, dona da JBS, código JBSS3.
A transação deve acontecer no início do segundo semestre de 2021 ou um pouco antes, disse a fonte. A PicPay não comentou a informação imediatamente.
Um longo caminho até o IPO
A Oferta Pública Inicial, conhecida como IPO, é um processo para uma companhia se tornar uma empresa de capital aberto, marcando o momento em que ela passa a vender ações pela primeira vez, ou seja, a entrada da empresa na Bolsa de Valores.
Antes de concluir seu IPO e ter ações listadas na Bolsa de Valores, a empresa que deseja abrir seu capital precisa passar por diversos processos e atender às exigências da Comissão de Valores Mobiliários, CVM.
Após a venda em oferta pública, os papéis da empresa passam a ser negociados no pregão da bolsa pelos acionistas compradores. Os IPOs podem ser primários, quando a venda é de novas ações e capitalização da empresa, ou secundários, quando os sócios da companhia vendem ações já existentes.
Quando a empresa abre o capital na bolsa, os donos precisam dividir as decisões e prestar contas aos demais acionistas, que passam a ter representantes no Conselho e participam das assembleias. A empresa precisa também fornecer informações periódicas para o mercado, como seu desempenho e como será usado o dinheiro captado. Ela se compromete a divulgar todos os fatos relevantes que envolvem o negócio ou a gestão da empresa e que interessem aos acionistas e ao mercado em geral. Saiba mais sobre os IPO baixando o e-book que o TC School preparou. Basta clicar aqui.
Texto: Guillermo Parra-Bernal
Edição: Leandro Tavares e João Pedro Malar
Arte: TC Mover
Leia também
Investidor diversifica e bolsa tem menor concentração da história
CSN Mineração (CMIN3) dispara em estreia, refletindo apetite estrangeiro por minério
Diluída, PEC de ajuste fiscal pode ser votada semana que vem