Santander (SABN11) compra fatia de 60% da Toro Investimentos

Pi, a plataforma de investimentos controlada pelo Santander Brasil, anunciou a compra de uma participação de 60% na empresa que controla a Toro Corretora e a Toro Investimentos – em mais um movimento dos grandes bancos brasileiros para crescer no segmento cada vez mais badalado de serviços para investidores pessoas físicas.
Em fato relevante, o Santander Brasil, o terceiro maior banco privado do país, disse que, com a unificação das operações da Pi e da Toro, “cada empresa contribuirá com seus diferenciais de mercado para a formação de uma plataforma completa de produtos de renda fixa e variável, com expertise, tecnologia e escala para atuar com protagonismo e liderança no crescente mercado brasileiro de investimentos”.
Segundo o Santander Brasil, o cenário de taxas de juros baixas deve estimular cada vez mais a demanda por produtos de renda variável, como ações e opções – uma das plataformas onde a Pi busca crescer mais rapidamente. A Toro é uma plataforma de investimentos fundada em Belo Horizonte dez anos atrás, e que se tornou corretora em 2018. Já a Pi, que foi lançada pelo Santander Brasil no começo do ano passado, oferece mais de 240 produtos de renda fixa em uma plataforma com funcionalidades estruturadas para family offices, consultores e gestores de investimentos.
O acordo acontece após anúncios por parte de executivos do Santander Brasil e da própria Pi, entre eles o diretor-presidente da plataforma, Felipe Bottino, de que uma consolidação entre as corretoras de valores era inevitável, para maximizar a presença e a diluição de custos operacionais na esteira do rápido crescimento da base de investidores pessoa física no Brasil.
Nas últimas semanas, o rival Nubank comprou o controle da EasyInvest, enquanto o Bradesco decidiu condir sua área de banco digital, com executivos do terceiro maior banco comercial do Brasil dizendo que o passo seguinte será segmentar as operações de corretagem para pessoa física.
SANB11 abre em queda
A unit do Santander Brasil abriu em baixa de 0.32%, cotada a R$27,11. Ontem o papel fechou em alta de 2.10% na véspera, cotado a R$27,77.

Exterior realiza lucros antes de balanços; Petrobras, CPI da Covid no radar: Espresso
O pré-mercado dos Estados Unidos sinaliza realização dos lucros robustos da semana passada, enquanto as bolsas europeias operam mistas

Calendário Econômico: Petrobras, Rappi Brasil, orçamento
O Calendário Econômico desta segunda-feira destaca assembleia da Petrobras, entrevista do presidente do Rappi à TC Rádio e orçamento dos EUA

As mais lidas da semana: Carteiras, Nubank, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes
Confira as mais lidas da semana: carteiras recomendadas para abril, Nubank superando BB até 2030 e coluna sobre Bolsonaro e Guedes