TC Mover
Mover

Vale registra alta em produção e vendas de minério de ferro

Postado por: TC Mover em 20/07/2021 às 11:22

São Paulo, 20 de julho   – A produção de minério de ferro da Vale acelerou no segundo trimestre e foi acompanhada pelas vendas, que cresceram mais de 23% no período. Os resultados foram na contramão da produção de níquel e cobre, impactadas por questões operacionais em algumas minas.

A produção de minério de ferro no trimestre alcançou cerca de 75,7 milhões de toneladas, alta anual de 12,0%. O desempenho veio impulsionado principalmente pelo aumento de volume de Brucutu, melhorias climáticas em Serra Norte, forte desempenho de Serra Leste e maiores compras de terceiros, além da recuperação do complexo de Itabira, que havia produzido menos no primeiro trimestre.

Segundo a Vale, a capacidade de produção atingiu 330,0 milhões de toneladas métricas anuais, que, se sustentada, poderá permitir uma produção média de 1 milhão de toneladas por dia no segundo semestre. As vendas de minério de ferro aumentaram 23,1% na base anual, atingindo 67,22 milhões de toneladas.

Enquanto a produção de pelotas acelerou, as de cobre e níquel caíram

A produção de pelotas foi de 8,0 milhões de toneladas de abril a junho, aceleração de 13,3% na base anual – revertendo a queda do trimestre anterior -, embora ainda limitada pela disponibilidade do pellet feed, o fino do minério de ferro, em Itabira e Brucutu. O destaque dessa produção foi Vargem Grande, que compensou manutenções em São Luis, e viu sua produção aumentar 48,6% na comparação trimestral.

No entanto, a produção de cobre e níquel atingiu 73,5 mil toneladas e 47,4 mil toneladas, respectivamente, representando baixas anualizadas de 13,0% e 15,3%, na ordem. De acordo com a Vale, a paralisação de funcionários em Sudbury, a manutenção não programada da refinaria de níquel de Clydach e atrasos na mineração em Voisey’s Bay pressionaram para baixo a produção dos materiais.

Devido às baixas, a mineradora informou que seu guidance de níquel e cobre para 2021 está sendo revisto. A Vale reporta seus resultados financeiros do segundo trimestre no pós-mercado em 28 de julho.

Desempenho das ações da Vale (VALE3)

Por volta das 11h15, a ação ordinária da Vale (VALE3) caía 0,31%, cotada a R$111,81. Porém, no ano, o papel acumula ganho de 36,06%. Enquanto isso, o Ibovespa subia 0,18%, aos 124,6 mil pontos.ação da Vale - VALE3

Para acompanhar o desempenho das ações da mineradora e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Maria Luiza Dourado
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Mercados sobem com balanços após tombo; inflação, Delta, Jair Bolsonaro no radar: Espresso

Calendário Econômico: Balanços, IPO, Grupo Soma

Bolsas desabam com coronavírus; no radar, balanços, estímulos, commodities, IGP-M: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais