Vale sinaliza saída de operações não essenciais - TC
TC Mover
Mover

Vale sinaliza saída de operações não essenciais para ser mais enxuta

Postado por: TC Mover em 09/09/2021 às 14:46
Vale planeja sair de operações não essenciais

São Paulo, 9 de setembro – A mineradora Vale sinalizou, nesta quinta-feira, 9, que pretende, ao longo de 2022, buscar a saída de alguns negócios vistos como não essenciais. A empresa quer focar nas operações de minério de ferro e ampliar os negócios de níquel e cobre.

Entre as operações que a companhia pretende descontinuar, estão as de ferroligas de manganês em Minas Gerais e a mina de carvão de Moatize, em Moçambique. A mineradora poderá também se desfazer de participações na Companhia Siderúrgica do Atlântico e na California Steel Industries, além da subsidiária Mineração Rio do Norte.

“Estamos caminhando para um portfólio mais enxuto”, apontou a segunda maior produtora de minério do mundo em apresentação divulgada à Comissão de Valores Mobiliários. A Vale ainda destacou que buscará uma reestruturação para focar em suas atividades principais.

Planos para o médio prazo

A Vale projetou ainda que deverá retomar a capacidade de produção de 400 milhões de toneladas por ano “no médio prazo”, sem fixar data. Enquanto isso, a reparação total dos danos causados pelo desastre de Brumadinho é prevista para 2025. A companhia também prevê ter todas suas estruturas “em condições satisfatórias” nesse mesmo ano.

Nas operações na região Norte, no entanto, a Vale projetou um “ramp-up” de produção “mais suave que o planejado anteriormente” devido ao atraso em licenças, entre outros fatores. A companhia vê agora produção de 205 milhões de toneladas na região ao final de 2022, ante 230 milhões previstos antes.

Desempenho das ações da Vale (VALE3)

Perto das 14h45, a ação ordinária da Vale (VALE3) caía 0,94%, cotada a R$94,12. No mesmo horário, o Ibovespa operava em baixa de 0,45%, aos 112.884 pontos. 

Para acompanhar o desempenho das ações da Vale (VALE3) e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Luciano Costa
Edição: Felipe Corleta e Stéfanie Rigamonti
Arte: Mover


Leia também

Magazine Luiza pode se aventurar no mercado de desenvolvimento de games, diz Itaú BBA

Inflação sobe 0,87% em agosto; é a maior para o mês desde 2000

Barroso rebate ameaças de Bolsonaro e diz que “democracia vive momento delicado

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais