TC Mover
Mover

XP inicia cobertura do Grupo Mateus (GMAT3) com recomendação de compra

Postado por: TC Mover em 20/11/2020 às 19:14

São Paulo, 20 de novembro – A XP Investimentos iniciou a cobertura das ações ordinárias do atacarejista Grupo Mateus, código GMAT3. A recomendação é de compra e o preço-alvo de R$11,00 tem implícito um potencial de 29% de alta, diz, em relatório. 

De acordo com os analistas Daniela Eiger, Thiago Suedt e Marco Nardini, entre os motivos que sustentam a sugestão de comprar o papel está o potencial de crescimento da rede de supermercados. O Grupo Mateus deve mais que dobrar o número de lojas, das atuais 145 para 325, em 2025.

O aumento médio esperado de lucro do Grupo Mateus entre 2019 e 2024 é de 39%, segundo a XP. Isso se compara, por exemplo, a um crescimento de lucro de 25% para o Carrefour e de 22% para o GPA. Devido a isso, a XP acredita que a empresa deveria negociar a um prêmio ante seus comparáveis, em 25 vezes o lucro esperado.

Os potenciais e os riscos do Grupo Mateus

O Grupo Mateus é o quarto mercadista maior do país e concentra seus negócios no Maranhão e no Pará. Com isso, a XP avalia como perspectivas positivas para o grupo o digital ainda incipiente, representando menos de 1% das vendas. A corretora também vê como potenciais os serviços financeiros, que ainda estão em estágio inicial, além do desenvolvimento de programas de fidelidade e cashback.

Já o fim do auxílio emergencial e de benefícios fiscais, além de dificuldades na execução dos planos de expansão e aumento da concorrência são os principais riscos à tese. As ações ON do Grupo Mateus fecharam esta sexta-feira em queda de 0,12%, a R$8,68.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis