Mover

Aneel prevê reajuste médio de 9,90% na tarifa da Energisa Sul Sudeste

Postado por: TC Mover em 13/04/2021 às 18:56
Aneel - Energisa

São Paulo, 13 de abril – A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, abriu uma consulta pública para a revisão tarifária periódica da Energisa Sul Sudeste, pertencente ao grupo Energisa, que prevê um efeito médio na conta de luz dos consumidores de 9,90%.

 

Novas tarifas passarão a vigorar a partir de 12 de julho, segundo Aneel

Para os consumidores em baixa tensão, o reajuste médio é de 12,13%, enquanto para a alta tensão, a previsão de reajuste é de 4,03% na média. As novas tarifas passam a vigorar a partir de 12 de julho.

Na proposta de reajuste prevista na consulta pública da Aneel, que ficará aberta de 14 de abril a 29 de maio, é levado em consideração os encargos setoriais que terão impacto de 3,01%, principalmente por 2,11% do pagamento dos empréstimos da Conta-Covid, modalidade criada em 2020 como forma de ajudar as distribuidoras em meio à pandemia da Covid-19 e suspensão de bandeiras tarifárias.

 

Aneel abriu consulta pública para analisar reajuste de bandeiras tarifárias

A previsão da agência reguladora era que a suspensão da cobrança de bandeiras tarifárias acabasse em janeiro de 2021. Porém, diante da baixa dos reservatórios, ela resolveu voltar com a cobrança antes do previsto.

A bandeira vermelha patamar 2 foi acionada em dezembro. Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, a bandeira tarifária foi amarela. A Aneel também abriu uma consulta pública em março, que encerrará no dia 7 de maio, para analisar um reajuste das bandeiras tarifárias amarela e vermelha, patamar 1 e 2.

 

Desempenho das units da Energisa (ENGI11)

 

Aneel - Energisa

 

A unit da Energisa (ENGI11) encerraram esta terça-feira em alta de 0,16%, cotadas a R$43,55. No ano, acumula queda de 14,79%. Já o Ibovespa fechou com valorização de 0,41%, aos 119,2 mil pontos.

Para acompanhar o desempenho da unit da Energisa e das ações de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Leandro Tavares
Edição: Maria Luiza Dourado e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Investigação de vacina da Johnson & Johnson é “questão de dias”, diz FDA

Entrevista exclusiva: Decisão sobre “PEC fura-Teto” cabe a Paulo Guedes, diz Ricardo Barros

Sena: Como ler notícias do mercado financeiro de forma eficiente

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais