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Golpes digitais crescem 80% e bancos criam cartilha com 25 dicas para evitar fraudes; risco é maior na Black Friday

Postado por: TC Mover em 27/10/2020 às 17:17
No período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, as instituições financeiras registraram um aumento de 80% nas tentativas de ataques. E a expectativa é que os ladrões digitais aproveitem a chegada do Pix e a BlackFriday para aumentar as tentativas de roubar seu dinheiro

São Paulo, 27 de outubro – No período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, as instituições financeiras registraram um aumento de 80% nas tentativas de ataques. E a expectativa é que os ladrões digitais aproveitem a chegada do Pix e a Black Friday para aumentar as tentativas de roubar seu dinheiro. Para prevenir seus clientes e tentar reduzir as fraudes, a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, e outras 29 instituições anunciaram que estão intensificando suas ações de comunicação para contribuir com um uso mais seguro da internet e dos canais digitais, de modo a prevenir golpes e fraudes. 

A ação, que começou no último domingo, 25, e vai até o próximo sábado, 31, faz parte da 2ª Semana de Segurança Digital e tem como objetivo orientar a população a se prevenir de fraudes que possam gerar prejuízos financeiros, além de muita dor de cabeça. 

Diversas instituições aderiram à ação, entre elas, os cinco principais bancos de varejo do país, além de fintechs e bancos de investimento, como o BTG Pactual, por exemplo. As ações de comunicação estão sendo desenvolvidas pelas próprias instituições, que usam as hashtags #SegurançaDigital, #SemanadaSegurançaDigital e #CompartilheSegurançaDigital para divulgá-las.

Ação da Febraban visa diminuir o risco de golpes e fraudes na Black Friday

Em seu segundo ano no Brasil, a ação da Febraban se inspira em campanhas parecidas desenvolvidas nos Estados Unidos e Europa, onde também ocorrem antes da Black Friday, quando há um grande volume de ofertas do e-commerce e o consumidor fica mais suscetível a cair em golpes. 

“Segurança é uma preocupação permanente dos bancos, tanto que por ano são investidos R$2 bilhões em segurança da informação para que seus clientes façam suas transações bancárias com total tranquilidade”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. “Entretanto, é essencial criar uma forte cultura de proteção de dados no Brasil. Ações de conscientização, como a Semana da Segurança Digital, são fundamentais para fomentar a educação digital”, acrescenta.

Número de fraudes registradas subiu durante o período de isolamento social

As tentativas de roubo por meio digital começam pelo recebimento de e-mails maliciosos que encaminham os usuários a sites falsos. É o que alerta Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban. Esse tipo de golpe é chamado de “phishing”, uma tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais que podem causar prejuízos.

Além do phishing, o golpe do falso motoboy teve aumento de 65% e os golpes de falso funcionário e falsas centrais telefônicas cresceram 70%. Conheça os principais golpes financeiros aplicados na pandemia e saiba como se prevenir, basta clicar aqui.

Para evitar que a população caia nesse tipo de golpe, a Febraban divulgou 25 dicas para se prevenir de golpes financeiros que estão sendo divulgadas na 2ª Semana da Segurança Digital. Confira.

Home office

1- Altere credenciais de fábrica definidas pelo fabricante no wifi para uma conexão mais segura

2- Faça as atualizações em seus equipamentos recomendadas pelo fabricante e use um antivírus

3- Evite a utilização de soluções de serviços de VPN gratuitas e redes de wifi públicas

Senhas e autenticação

4- Troque todas as suas senhas periodicamente (por exemplo: a cada 2 meses, ou sempre que houver suspeita de que sua senha foi comprometida)

5- Não compartilhe senhas

6- Não utilize a mesma senha para mais de um serviço

7- Não salve senhas em cadernos, arquivos, no celular ou navegador

8- Crie senhas complexas, com letras, números e caracteres especiais

9- Use sempre a autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas) que inclui uma segunda camada de autenticação para garantir o acesso

10- Configure uma senha para acessar seu smartphone: não use PIN ou padrão de desenho. Se o seu dispositivo permite biometria ou reconhecimento facial, melhor ainda

Phishing

11- Desconfie de promoções imperdíveis. Mesmo que o remetente seja conhecido, ao abrir um anexo, verifique se há avisos sobre extensões que precisam ser ativadas

12- Oriente-se para identificar um e-mail de phishing: o nome no endereço “De:” corresponde ao endereço de e-mail?, o texto está bem escrito ou contém erros ortográficos e gramaticais?, o logotipo está desfocado ou deformado?, está solicitando informações pessoais ou confidenciais?, há um senso de urgência na mensagem?, o endereço da página da internet é incomum? Se o tipo de arquivo parecer estranho, não abra

13- Cuidado com mensagens de SMS (não clique em links, não forneça dados pessoais ou senhas)

14- Cuidado com mensagens recebidas via WhatsApp ou Telegram (elas também podem ser maliciosas)

15- Não clique em links desconhecidos

16- Em tempos de pandemia, tome cuidado ao participar de ações solidárias transmitidas nas redes, mesmo que recebidas de pessoas conhecidas (existem sites e mensagens para captura de dados pessoais que induzem pessoas a compartilharem o phishing para ganharem produtos/serviços gratuitamente)

Redes sociais e privacidade

17- Evite expor informações pessoais, financeiras e corporativas nas redes sociais

18- Evite expor exageradamente informações que possam passar a impressão de ostentação

19- Configure a privacidade das suas postagens

20 – Nunca coloque suas informações pessoais em formulários de promoções sem verificar no site oficial da empresa a legitimidade da companhia

Segurança do Pix

21- Os cuidados que o cliente deverá adotar na hora de realizar uma transação através do PIX deverão ser os mesmos que adota ao fazer qualquer transação financeira. Portanto, sempre confira os dados do recebedor da transação Pix

22- Os aplicativos móveis dos bancos devem ser instalados a partir das lojas oficiais da Apple (Apple Store) e do Google (Play Store)

23- Cuidado com os e-mails ou mensagens de WhatsApp sobre convites de pré-cadastro do Pix. Na dúvida, não passe nenhuma informação

24- Cuidado com ligações de “supostos funcionários” de bancos oferecendo o cadastramento do Pix ou mesmo oferecendo um serviço de atualização via conexão remota com o argumento de atualizar ou fazer um teste. Na dúvida, desligue e entre em contato com seu gerente

25- Não faça transferência ou realize transações para supostamente fazer um teste na sua chave Pix. Isso não existe!

Texto: Ana Carolina Amaral

Edição: Angelo Pavini

Imagem: Divulgação

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