TC Mover
Mover

Inflação de fevereiro supera consenso por combustíveis; DIs de curto prazo sobem

Postado por: TC Mover em 11/03/2021 às 10:25
inflação

São Paulo, 11 de março – A inflação oficial do Brasil medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, subiu acima do que o mercado estimava para fevereiro, muito influenciada pela alta dos combustíveis nas últimas duas semanas do mês passado. O dado pode pressionar a decisão do Comitê de Política Monetária, Copom, do Banco Central na próxima semana. Por volta das 10h15, os DIs de curto prazo subiam, especialmente o contrato para 2022, que avançava 4 pontos-base.


Inflação sobe 0,86% em fevereiro, acima do consenso TC

A inflação do BC, denominada Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, de fevereiro subiu 0,86%, acima do consenso do TC, que estimava a alta em 0,72%. Foi a maior elevação para o mês desde 2016, segundo o IBGE.

O IPCA acompanha os preços dos principais produtos e serviços consumidos pelas famílias com renda entre um e 40 salários-mínimos. O grupo de transportes teve maior peso no índice, subindo 2,28%. Neste segmento, chama a atenção a inflação dos combustíveis, de 7,09%. Em 9 meses, os combustíveis acumulam alta de 28,44%.

Em seguida, destaca-se o grupo de educação, que avançou 2,48%. O IPCA no geral acumula avanço de 5,20% em 12 meses, acima da meta de inflação do governo, que é 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.


Grupo dos alimentos apresenta forte desaceleração

A economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, destaca que, apesar da inflação acima do consenso, o grupo de alimentação, que tem o maior peso no IPCA, apresentou forte desaceleração no mês, de 1,02% em janeiro para 0,27% agora. Segundo ela, esse grupo deve continuar apresentando menores pressões inflacionárias nos próximos meses. Mansano acredita que a próxima reunião do Copom dará início a um ciclo de alta de juros, mas lembra que a autonomia do Banco Central já estará em prática.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lúcia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Otimismo no mercado exterior continua; no radar, inflação, PEC, auxílio emergencial

Calendário Econômico: Inflação, BCE, seguro-desemprego dos EUA

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais