TC Mover
Mover

Inflação desacelera em janeiro, em linha com tese do BC

Postado por: TC Mover em 09/02/2021 às 10:32

São Paulo, 9 de fevereiro – O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, subiu 0,25% em janeiro, abaixo do consenso de 0,32%, reforçando a tese do Banco Central de que a inflação convergirá para a meta no longo prazo. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 4,56%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Chama a atenção que todos os grupos pesquisados apresentaram desaceleração da taxa em janeiro, com destaque para habitação, que teve deflação de 1,07%, e transporte, que teve alta de 0,41% em janeiro, mas recuou 0,95% em relação a dezembro.`


Inflação - grupos

Queda nos preços da carne e energia elétrica ajudaram na desaceleração da inflação



Para a economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, a queda dos preços da carne e da energia elétrica foram os principais responsáveis pela desaceleração da inflação em janeiro, já que eram esses dois itens que estavam pesando na pesquisa de dezembro passado.

A energia elétrica, por exemplo, apresentou deflação de 5,60% após a vigência da bandeira amarela. No grupo de transportes, a queda mais brusca foi das passagens aéreas, que caíram 19,93%, o que compensou a inflação dos combustíveis, segundo Mansano.

Considerado o índice da inflação oficial do Banco Central, o IPCA acompanha os preços dos principais produtos e serviços consumidos pelas famílias com renda entre um e 40 salários-mínimos.

O IPCA veio em linha com o discurso do BC, porém, no último Relatório Focus divulgado ontem, o mercado financeiro aumentou as projeções de inflação para 2021, chegando a 3,60%. Perto das 10h15, os contratos de juros futuros, DIs, para janeiro de 2022 recuava 2,5 pontos-base, seguindo também o enfraquecimento do dólar ante pares.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Igor Sodré e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Mercado reage a Bolsonaro confuso; no radar, IPCA, Trump, pausa no rali: Espresso

Calendário Econômico: Inflação, balanços, empregos

Especial: Criptomoedas disparam com apoio de Elon Musk

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais