IPCA tem alta de 4,52% em 2020, a maior em quatro anos

São Paulo, 12 de janeiro – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, subiu 1,35% em dezembro, maior alta para o mês desde 2002, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Em 2020, o IPCA avançou 4,52%, acima da meta de 4,00% estipulada pelo governo, mas dentro do intervalo de tolerância de 1,5% para cima ou para baixo. É a maior alta desde 2016.

O IPCA subiu acima do esperado. O consenso apontava inflação de 1,21% para dezembro e 4,37% para 2020. Para a economista chefe do TC, Fernanda Mansano, o Banco Central deve monitorar a situação nesse próximo trimestre, mas o cenário é de muita incerteza em relação a recuperação econômica com a campanha de vacinação. O Banco Central informou que não vai comentar os resultados do IPCA.
Considerado o índice da inflação oficial do Banco Central, o IPCA acompanha os preços dos principais produtos e serviços consumidos pelas famílias com renda entre um e 40 salários-mínimos.
Habitação, alimentos e transportes puxaram IPCA mensal
Diferentemente dos últimos meses, em dezembro o grupo habitação teve mais impacto no IPCA, sendo responsável por 0,45 pontos percentuais do índice. Em seguida, alimentação e bebidas impactaram 0,36 pontos percentuais, enquanto os transportes contribuíram com 0,27 pontos percentuais.

No caso da Habitação, a alta foi influenciada pelos reajustes dos preços administrados, como da energia elétrica, taxa de água e esgoto e gás encanado, afirma Mansano. A energia elétrica, por exemplo, que passou a ter bandeira vermelha, subiu 9,34% em dezembro.
Alimentação impulsiona inflação de 2020
A alta dos preços dos alimentos e bebidas de 14,09% impactou 2,73 pontos percentuais do IPCA de 2020. A habitação segue com contribuição de 0,89 pontos percentuais, subindo 5,25% no ano.

A variação dos preços dos alimentos teve destaque nos dois primeiros meses que o Brasil adotou medidas de restrição devido à pandemia, março e abril, com 1,13% e 1,79% respectivamente. A alta dos alimentos continuou acentuada nos últimos quatro meses do ano.
O óleo de soja subiu 103,79, enquanto o preço do arroz aumentou 76,01% em 2020. A batata inglesa e o tomate, importantes itens comumente consumidos pelas famílias brasileiras, também registraram altas expressivas no ano, sendo 67,27% e 52,76%, respectivamente.
Texto: Guilherme Dogo
Edição: Kariny Leal e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

BTG Pactual eleva Braskem para compra após soluções em Alagoas e México
BTG Pactual elevou recomendação para a ação da Braskem para compra, após companhia praticamente solucionar problemas em Alagoas e no México

Com “onda tech”, Bovespa inclui Banco Inter e mantém Locaweb em prévia do Ibovespa
A Bovespa incluiu a unit do Banco Inter e manteve a ação da Locaweb na segunda prévia da carteira teórica do Ibovespa. Confira!

Especial: Decisão do STF sobre Lula esquenta clima para corrida eleitoral
Decisão do STF de reabilitar o ex-presidente Lula como presidenciável inaugurou politicamente a eleição presidencial de 2022. Confira!