Mover

IPVA de 2021 cai cerca de 6% para paulistas; vencimentos começam em 7 de janeiro

Postado por: TC Mover em 18/12/2020 às 20:59

São Paulo, 18 de dezembro – Os proprietários de veículos em São Paulo pagarão, em média, 6,77% mais barato no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, de 2021. Este dado integra o levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe. O calendário com os vencimentos do imposto já está disponível e inicia em 7 de janeiro.

A estimativa da Fazenda de São Paulo de arrecadação com IPVA de 2021 é de R$18,5 bilhões. Dos 26 milhões de veículos da frota paulista, 7,6 milhões são isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e outros 618 mil são dispensados dos pagamentos por pertencerem a taxista, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, são veículos oficiais ou ônibus urbano.

IPVA cai por queda nos preços de venda de veículos 

O IPVA é calculado a partir do valor venal do veículo, que está disponível na tabela da Fipe, e da alíquota do estado ou Distrito Federal. Assim, conforme o carro vai envelhecendo, vai perdendo o valor e, consequentemente, o IPVA vai ficando mais barato. Quando há queda nas vendas, o IPVA também cai.

Levando em conta os valores de mercado de mais de 12 mil modelos e versões de veículos de setembro em comparação ao mesmo período de 2019, os preços de venda de automóveis tiveram o maior recuo, reduzindo 7,43%. As camionetas ficaram 6,63% mais baratas e as motos, 5,52%. Os preços de venda dos

caminhões caíram 5,09%. Os ônibus e micro-ônibus tiveram a menor queda de preços, sendo 4,89%.

A alíquota para veículos movidos a gasolina e biocombustíveis equivale a 4% do valor venal. A mesma porcentagem será considerada para os veículos adquiridos a partir de 15/01 que utilizem exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, enquanto os usados permanecem com 3% de alíquota.

Vencimentos do IPVA começam em 7 de janeiro

As datas de vencimentos do IPVA de acordo com o final das placas dos veículos estão disponíveis e iniciam em 7 de janeiro com placas terminadas em 1.

CALENDÁRIO DE VENCIMENTOS DE IPVA 2021

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais