TC Mover
Mover

Preço de venda de imóveis comerciais cai 0,55% em novembro

Postado por: TC Mover em 23/12/2020 às 16:11

São Paulo, 23 de dezembro – O preço médio de venda de imóveis comerciais de até 200 m² recuou 0,55% em novembro, comparado ao mês anterior, conforme levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, e do Zap Imóveis. 

O índice FipeZap é inferior à inflação oficial do Banco Central, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Em novembro, o IPCA registrou alta de 0,89%. 

O índice de preço de venda de imóveis também está abaixo do Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas, FGV, que apontou aumento de 3,28% em novembro. A correção de aluguéis é geralmente calculada com o IGP-M.

Com o recuo de novembro, o índice FipeZap acumulou queda nominal de 1,08% nos últimos 12 meses, com recuo de 3,93% em Brasília e o de 3,64% em Belo Horizonte puxando o resultado.

Região Sul impulsiona redução do índice FipeZap

As capitais do Sul impulsionaram a queda do preço de venda dos imóveis comerciais, com redução de 1,10% em Porto Alegre e 0,86% em Florianópolis. Em Curitiba, o preço caiu 0,64% em relação a outubro. O preço dos imóveis cariocas diminuiu 0,43%, enquanto em São Paulo cedeu 0,52%.

Fontes: FipeZap, IBGE, FGV, Banco Central

Rentabilidade do aluguel comercial supera o residencial

Já o aluguel dos imóveis comerciais, teve recuo menor em novembro, de 0,19%, na comparação mensal. O declínio no preço no Rio de Janeiro, 0,74%, e em Belo Horizonte, 0,58% ajudaram nesse resultado. Na outra ponta, Porto alegre, que teve maior queda em venda, registrou alta de 0,25% nos aluguéis. Em São Paulo, o preço subiu 0,01%.

Quanto ao retorno médio anual do aluguel de imóveis comerciais, em novembro é de 5,43% ao ano, superando a rentabilidade do aluguel de residenciais de 4,70% ao ano. A rentabilidade é calculada por meio do preço médio de locação e de venda dos imóveis.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Guillermo Parra-Bernal
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis