Mover

Preço médio do aluguel residencial desacelera para 0,21% em janeiro

Postado por: TC Mover em 18/02/2021 às 0:01

São Paulo, 18 de fevereiro – O índice FipeZap aponta aumento de 0,21% nos preços de aluguel residencial de janeiro na comparação mensal, desacelerando em relação ao aumento de 0,43% de dezembro. Isto vai em linha com as menores altas de outros índices inflacionários, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, e o Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M.


Índice FipeZap fica abaixo do IGP-M e do IPCA

Calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, e Zap Imóveis, o índice FipeZap acumulou alta de 2,31% nos últimos 12 meses, bem abaixo do Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, usado geralmente para reajuste de aluguel, que somou aumento de 25,71% no mesmo período.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, considerado a inflação oficial do Banco Central, subiu 4,56% no acumulado de 12 meses de janeiro, acima do índice de preços de aluguel residencial FipeZap.

Salvador, Recife e Florianópolis impulsionam aluguel em janeiro

Apesar de São Paulo continuar com o maior preço de locação, R$40,01/m², a capital teve queda de 0,29% no preço de aluguel referente a janeiro. Já Salvador, Recife e Florianópolis puxaram o índice FipeZap, subindo, respectivamente, 1,88%, 0,88% e 0,87%.

Aluguel

Entre as variações para baixo nos preços de aluguel de janeiro estão Porto Alegre, Fortaleza e Goiânia, caindo 0,56%, 0,36% e 0,31%, respectivamente.

Retorno ao investidor de locação teve leve queda na comparação anual

A rentabilidade do aluguel em janeiro foi de 4,69%, leve queda de 0,01 ponto percentual na comparação anual, mas ainda assim supera o retorno ao investidor do mês anterior.

O cálculo da rentabilidade do aluguel é feito pela razão entre o preço médio de locação e o preço médio de venda do imóvel.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Melina Flynn
Imagem: Divulgação


Leia também

FOMC vê retomada ainda distante e manutenção de estímulos

Corleta: As commodities ainda têm espaço para subir mais?

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais