Ação de primeira linha

O que é uma ação de primeira linha

O mercado financeiro é composto de diversas empresas, com portes diferentes. Para facilitar a identificação, são criadas algumas categorias e, uma delas, é chamada de “primeira linha”. A “primeira linha” é composta por empresas grandes que confiram muita credibilidade ao mercado.

Como funciona uma ação de primeira linha

As ações categorizadas como “primeira linha” são os papéis das maiores companhias da Bolsa de Valores. Normalmente são conhecidas como blue chips. É bem comum também que elas pertençam ao grupo de empresas “too big to fail” (“grande demais para quebrar”, em português).

Como identificar uma ação de primeira linha

Como são ações pertencentes a uma mesma categoria, existem algumas características em comum, como:

  • Costumam ser ações seguras, pois são de empresas bem consolidadas;
  • Possuem alta liquidez, porque são muito negociadas e desejadas no mercado;
  • Geralmente estão no Ibovespa, que é o índice com as ações mais negociadas no Brasil;
  • Muito possivelmente apresentam alto valor de mercado, governança corporativa bem estruturada, liderança de market share e forte geração de caixa.

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub