Acionista minoritário: o que é

Um acionista minoritário possui direitos em uma empresa, e pouco é discutido sobre isso. Leia o artigo e compreenda esse tipo de investidor.

O que é acionista minoritário

Antes de mais nada, precisamos definir o que é um acionista minoritário. De forma simples, este tipo de investidor é a pessoa física ou jurídica que detenha apenas ações preferenciais ou tenha uma quantidade insuficiente de ações ordinárias. Isso significa que o acionista minoritário não possui direito a voto para definir o futuro gerencial da empresa em que investe, porém, é considerado sócio e pode exercer outros tipos de ações dentro da corporação. Por exemplo, o acionista minoritário pode participar de reuniões e assembleias, também pode solicitar o adiamento ou suspensão delas. Além de ter direito a participação dos lucros e possuir preferência para aquisição de ações e bônus de subscrição. 

Como Identificar o acionista minoritário

Na lista de sócios, você encontra os sócios majoritários e coordenadores, e também pode verificar os acionistas minoritários. Os minoritários não podem exercer um direito a voto nas decisões da empresa, porém, se um grupo de acionistas minoritários resolver se unir e a união deles resultar em um número suficiente de ações, o grupo pode votar e ajudar nas decisões estratégicas para a corporação.

Como funcionam empresas com acionistas minoritários

Tanto em empresas com capital limitado no mercado (LTDA), quanto em empresas de sociedade anônima (S.A.) acontece a situação de haver acionistas minoritários. Para isso, basta disponibilizar uma quantidade determinada de ações na bolsa de valores ou em algum mercado de balcão e deixar que pessoas físicas ou jurídicas adquiram as ações. Todo acionista que não for coordenador ou majoritário, é minoritário dentro de uma empresa.

Leia também:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub