Acordo de recompra

Pretende negociar títulos do governo? No texto explicamos o que é o Acordo de Recompra e de que forma usar essa ferramenta.

Ilustração representando acordo de recompra

O que é o acordo de recompra

As negociações do mercado financeiro podem ter muitas funções, além a de lucrar com a valorização de ações. O Acordo de Recompra também pode ser conhecido por Repurchase Agreement ou Repo, e é um instrumento aplicado por quem negocia títulos do governo. Basicamente, é quando ocorre um acordo entre o vendedor do título e o comprador. Neste acordo, o vendedor compromete-se a comprar o papel de volta antes do seu vencimento. É como um empréstimo a curto prazo, na prática.

Como funciona

Neste processo, precisamos entender quem são os Dealers. Dealer seria o banco ou instituição financeira que vende os títulos públicos. Com o acordo, os títulos do governo são vendidos aos investidores e comprados de volta no dia seguinte, a um preço ligeiramente mais alto. Essa pequena diferença de preço é a taxa de juros implícita da noite para o dia. Isso acontece quando o dealer precisa levantar capital em curto prazo, como se ele estivesse fazendo um empréstimo. 

Como identificar

Você pode estar se perguntando porque um banco ou instituição financeira recorreria ao acordo de recompra, já que facilmente conseguiriam empréstimos reais. E a resposta é simples: pela praticidade. Não há burocracia alguma envolvida, não precisa comprovar nada e nem oferecer garantias, então, é um meio fácil de conseguir o capital que precisa em pouco tempo. E para o investidor, também não é um processo ruim. Visto que, mesmo que o Dealer não efetuasse a recompra, os títulos do governo costumam ser apostas seguras e gerariam lucro em um tempo maior. 

Artigo relacionado:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub