Aumento de capital

Muitas empresas utilizam o aumento de capital para continuar captando investimentos para novos projetos. Leia o artigo e entenda o processo.

Ilustração de mulher representando aumento de capital

O que é aumento de capital de empresa

O aumento de capital social, de forma simples, é aumentar a oferta de ações de uma empresa na bolsa de valores. Aumentar o capital permite criar uma fonte de financiamento para desenvolver novos projetos. Geralmente, uma empresa opta por aumentar o capital porque essa modalidade permite que os antigos acionistas permaneçam como sócios da marca e que novos investidores consigam adquirir ações, e assim, aumentar a capacidade financeira da companhia.

Como Identificar 

Ao aumentar o capital, a empresa precisará fazer uma divulgação dessa ação. E assim, deve expressar qual modalidade será, qual montante representa e quantas novas ações serão emitidas. 

A empresa também precisa deixar claro os prazos das entradas e como será feita a organização dos novos cotistas, em caso de subscrição. 

Como funciona o aumento de capital

Aumentar o capital de uma empresa é uma decisão que precisa ser aprovada pelo conselho administrativo da companhia e, geralmente, é votada entre todas as pessoas com decisão de voto para definições de estratégias da corporação. E, após aprovada a decisão, é necessário realizar uma escritura pública outorgada perante um tabelião e registrar na Conservatória de Registro Comercial em que a empresa esteja matriculada. Apenas após esse processo, que o aumento de capital está oficializado. 

Confira também:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub