Brazilian depositary receipt (BDR)

O que é Brazilian depositary receipt?

Brazilian Depositary Receipt (BDR), também conhecido como Certificado de Depósito de Valores Mobiliários (CDVM), é um certificado que representa ações emitidas por empresas de outros países (principalmente dos EUA), mas que são negociadas aqui no Brasil. Dessa forma, o BDR nada mais é do que um ativo que o investidor brasileiro pode adquirir quando está interessado em investir em empresas estrangeiras. Os BDRs são a forma mais simples dos investidores brasileiros adquirirem valores lastreados em ativos estrangeiros, porém, vale lembrar que esses acionistas não estão adquirindo diretamente ações de uma empresa, mas sim títulos representativos daquela ação.

Como identificar

A compra de uma BDR é intermediada por uma instituição financeira, chamada depositária, e essa é responsável por emitir os BDRs. Entretanto, para que um BDR possa ser negociado, primeiro é necessário que essa instituição depositária compre os papéis das companhias no exterior. Depois dessa compra das ações, a instituição depositária registra um programa de distribuição de BDRs junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para que só assim possa emitir os recibos localmente. Geralmente, as ações desse tipo possuem o sufixo 34. Entre as empresas emissoras mais comuns, estão: Apple (AAPL34), Amazon (AMZO34), Netflix (NFLX34), entre outras.

Como funciona

A instituição depositária negocia as BDRs em moeda local, dessa forma, não existe a necessidade de abertura de conta em instituições financeiras estrangeiras e exclui outras questões burocráticas necessárias para quem aplica em ativos de outros países. Mas, o acionista que investe em BDR não torna-se um sócio das empresas que compra os papéis, visto que existe um intermediário no caminho. Porém, o barateamento que as operações locais oferecem pode tornar o investimento bem mais interessante.  

Termos relacionados: BDR, CDVM.

Artigos sugeridos

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub