Certificado de planejador financeiro (CFP)

Uma tendência para o mercado financeiro é a CFP – Certificação. Mas, você sabe o que é exatamente um profissional certificado com CFP?

O que é o CFP

É comum ouvir o termo CFP, geralmente acompanhado dos assuntos sobre planejadores financeiros. Mas, afinal, o que é CFP? CFP é uma certificação, do inglês, “Certified Financial Planner”, e serve como uma espécie de comprovação obtida pelo profissional que atua, ou pretende atuar, como planejador financeiro. Essa forma de certificar é comum nos Estados Unidos, onde é gerida pela Financial Planner Board of Standards. Porém, atualmente já está presente em 26 países no total, sendo que a Associação dos Planejadores Financeiros (Planejar), é quem emite esse documento em território nacional.

Como Identificar

Apesar de não ser obrigatória para o exercício da função, a CFP promove um reconhecimento para a qualidade do profissional, visto que somente é emitida para o Planejador Financeiro que puder comprovar os pré-requisitos necessários. A PLANEJAR (Associação dos Planejadores Financeiros) no Brasil, não possui fins lucrativos e, por isso, entende-se que não seria tendenciosa na emissão do documento.

Como funciona

Para poder receber o CFP, o Planejador Financeiro precisa:

O exame é composto por 140 perguntas objetivas (de múltipla escolha), com quatro opções de resposta (a, b, c, d). Pode ser feita em apenas um dia ou em módulos, que precisam ser finalizados em até 24 meses. O tempo de duração do exame é de aproximadamente 7 horas. Apesar da associação não ter fins lucrativos, existe um custo para a certificação. O preço da certificação CFP é R$ 1.300 para a prova em um dia, ou R$ 350 por módulo.

O exame abrange seis conteúdos, são eles:

  • Planejamento Financeiro e Ética
  • Gestão de Investimentos
  • Planejamento da Aposentadoria
  • Gestão de Riscos e Seguros
  • Planejamento Fiscal
  • Planejamento Sucessório

Artigos relacionados:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub