Custo de oportunidade

O que é Custo de oportunidade

Atuar na Bolsa de Valores é, principalmente, sobre escolhas. E, sempre que fazemos uma escolha, deixamos de adquirir as vantagens que a outra opção oferecia. Isso é o custo de oportunidade. Para deixar mais claro, imaginando que você tenha R$ 5 mil para investir e decida aplicá-los em ações, o custo de oportunidade da ação é o que você deixou de ganhar se colocasse o dinheiro em renda fixa.

Como funciona o Custo de oportunidade

Em economia e finanças, o conceito leva diversas possibilidades que derivariam através de uma tomada de decisão. Por exemplo, uma empresa opta por comprar uma máquina nova e, por alguma razão, o equipamento é utilizado apenas pela metade do tempo, nesse caso, a decisão que levou a compra foi ineficiente e o custo de oportunidade tornou-se oneroso.

Como identificar o Custo de oportunidade

Para identificar o custo de oportunidade, basta avaliar todas as possibilidades e calcular os possíveis ganhos com a opção não selecionada. Podemos pensar assim, uma pessoa opta por comprar um carro utilizando um financiamento. O custo de oportunidade é o valor que ela deixou de ganhar, caso aplicasse o valor gasto com o carro em ações, por exemplo, e mais os juros que o financiamento cobra.

Artigo relacionado

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub