Depleção - TC

Depleção

Depleção é um termo técnico contábil. Na tradução literal significa “esgotamento”, e no universo do mercado de capitais torna-se uma técnica de contabilidade usada para alocar o custo de extração de recursos naturais como madeira, minerais e petróleo da terra. Por isso, é importante considerar a depleção ao analisar ações de Petrobras, Vale, Suzano, entre outras.

Dessa forma, a depleção, assim como a depreciação e a amortização, é uma despesa não monetária que reduz o valor de custo de um ativo na receita da companhia. O ponto a destacar no conceito de depleção é um esgotamento gradual das reservas de recursos naturais, em contraposição ao desgaste dos ativos depreciáveis ​​ou ao envelhecimento dos intangíveis.

Em linhas gerais, existem quatro fatos que afetam a depleção financeira:

  1. Aquisição – Custos relacionados às terras que a empresa acredita possuir recursos naturais;
  2. Exploração – Despesas em detrimento à escavação sob às terras exploradas;
  3. Desenvolvimento – Custos implícitos na extração de recursos naturais, como túneis ou barragens;
  4. Restauração – Despesas ligadas à restauração do local de extração após a conclusão do trabalho.

Leia também:

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub