O que é
Dívida líquida é o indicador que mostra o grau de endividamento das companhias em relação ao seu patrimônio. Ou seja, a diferença entre quanto ela deve e quanto tem disponível para a quitação. Porém, para as empresas, a contração de dívidas não é um sinal de problemas financeiros. Muitas vezes, algumas companhias enxergam no capital de terceiros a possibilidade de financiar seus próprios projetos. É claro que isso somente é uma saída inteligente, se o lucro gerado pelo projeto for maior que os juros cobrados pelo empréstimo.
Como identificar
Para fazer um gerenciamento mais completo e estratégico das dívidas, as empresas passam a investir no controle monetário e contábil, sendo que a dívida líquida é uma das ferramentas para entender o contexto financeiro da marca e projetar estratégias mais assertivas. Uma dívida líquida bem analisada e devidamente apontada nas demonstrações financeiras pode tornar as ações da empresa mais interessante para os investidores.
Como funciona
Com análises profundas e planejamento a curto, médio e longo prazos, a dívida líquida torna-se um trunfo para os projetos de uma empresa. Desde que os benefícios sejam maiores do que as perdas com os empréstimos, a utilização da dívida líquida como estratégia de crescimento da empresa pode render bons lucros e garantir ações vantajosas para os acionistas.