Dívida líquida

O que é

Dívida líquida é o indicador que mostra o grau de endividamento das companhias em relação ao seu patrimônio. Ou seja, a diferença entre quanto ela deve e quanto tem disponível para a quitação. Porém, para as empresas, a contração de dívidas não é um sinal de problemas financeiros. Muitas vezes, algumas companhias enxergam no capital de terceiros a possibilidade de financiar seus próprios projetos. É claro que isso somente é uma saída inteligente, se o lucro gerado pelo projeto for maior que os juros cobrados pelo empréstimo.

Como identificar

Para fazer um gerenciamento mais completo e estratégico das dívidas, as empresas passam a investir no controle monetário e contábil, sendo que a dívida líquida é uma das ferramentas para entender o contexto financeiro da marca e projetar estratégias mais assertivas. Uma dívida líquida bem analisada e devidamente apontada nas demonstrações financeiras pode tornar as ações da empresa mais interessante para os investidores.

Como funciona

Com análises profundas e planejamento a curto, médio e longo prazos, a dívida líquida torna-se um trunfo para os projetos de uma empresa. Desde que os benefícios sejam maiores do que as perdas com os empréstimos, a utilização da dívida líquida como estratégia de crescimento da empresa pode render bons lucros e garantir ações vantajosas para os acionistas.

Termos relacionados:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub