Dividendo

O que é dividendo

Dividendo é o tão sonhado lucro de uma empresa, divididos entre os acionistas. Cada pessoa que compra ações de uma empresa, de tempos em tempos, recebe parte do lucro líquido dela ajustado. Isso é uma forma de tornar as ações mais atrativas.

Ilustração de pessoa segurando moeda para representar dividendo

Como identificar o dividendo

Não existe uma lei que fixe uma quantidade mínima dos dividendos que uma empresa precise pagar aos acionistas. Apenas é sugerido que isso esteja claro no estatuto da companhia, e assim, a marca pode, por exemplo, fixar que apenas 1% do lucro líquido será destinado aos dividendos e compartilhado entre os acionistas. Porém, se não estiver especificado em estatuto, a companhia é obrigada a colocar 50% do lucro líquido ajustado para os dividendos. Mas, é comum que as empresas no Brasil destinem 25% do seu lucro líquido ajustado aos dividendos, como forma de valorizar os papéis.

Como funciona o dividendo

Os dividendos podem ser pagos em forma de dinheiro, ações, juros sobre capital próprio, dividendo especial e direitos de subscrição. Para os pagamentos, é definida uma Data de Declaração, que é quando o Conselho de Administração da companhia anuncia os dividendos e informa o valor que será distribuído. Também existe uma data de registro e a data de pagamento.

Depois de fazer a declaração, a empresa tem a obrigação legal de distribuir parte de seu lucro entre os acionistas. Depois que a empresa anuncia os dividendos, vem a Data Ex-Dividendo (ou Data-Ex). Que serve para organizar quem vai receber parte dos lucros. Quem compra ações ANTES da data-ex, recebe os dividendos. Já quem compra DEPOIS perde esse direito.

Artigos sugeridos

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub