Indicador EBITDA

Quando falamos em avaliar os resultados de uma companhia, certamente o indicador EBITDA é considerado. Entenda melhor como ele funciona lendo o artigo abaixo.

Ilustração de homem com dinheiro representando ebtida

O que é o indicador EBITDA

EBITDA é um indicador de resultados que exclui custos que não necessariamente impactam na essência do negócio analisado. A sigla Ebitda, do inglês “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou em livre tradução com a sigla LAJIDA (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). E, basicamente, mostra o lucro de uma companhia antes de serem descontados o que a empresa gastou em juros e impostos, e perdeu em depreciação e amortização.

Como Identificar

O indicador é muito utilizado para avaliar o desempenho das empresas de capital aberto. Ele permite ao investidor descobrir o quanto de caixa uma empresa gera com suas atividades operacionais. Geralmente, aplica-se a fórmula:

EBITDA = Lucro Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização. 

Como funciona o indicador EBITDA

A análise EBITDA é utilizada por alguns analistas como indicador para mostrar a realidade financeira da companhia, se há alguma evolução operacional e qual eficácia disso ao longo do tempo.

Artigo relacionado:

Confira também:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub