Flipar

O termo flipar é muito utilizado durante um IPO. Mas, você sabe exatamente o que significa?

Ilustração que pessoas com moedas representando flipar

O que é flipar 

Quem opera na bolsa, principalmente com ações de empresas estreantes, com certeza já ouviu o termo “flipar”. Basicamente o verbo “Flip” vem do inglês, significa “giro” e é usado para indicar quando viramos um objeto muito rápido. Assim, a flipagem no mercado financeiro é quando você compra uma ação no período de reserva, e vende assim que a empresa a coloca à disposição na bolsa de valores, geralmente no mesmo dia ou no dia seguinte a aquisição.

Como Identificar

Para identificar uma flipagem, primeiro você precisa entender o que é IPO. Quando uma empresa oferta suas ações no mercado financeiro pela primeira vez, ou seja, quando ela inaugura para aquisição dos investidores, chama-se IPO. Ao abrir as ações para o mercado, a empresa pode utilizar um período curto chamado como “período de reserva”, que é antes de abrir o capital na bolsa. A flipagem é quando um investidor adquiri as ações ainda no período de reserva, para vende-la assim que o capital é aberto para aquisição.

Como funciona

A compra de uma ação no período de reserva para vendê-la rapidamente quando a empresa abre a oferta pública primária visa o lucro. Esse tipo de papel valoriza-se muito rápido, visto que é um momento muito esperado, tanto pela empresa, quanto pelos investidores. Os investidores que fazem a flipagem, também conhecidos como flippers, analisam os planos de abertura de capital de uma determinada companhia e confiam na valorização por demanda do mercado pelas ações no pregão de estreia.

Termo relacionado:

Artigo relacionado:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub