Índice Imobiliário (IMOB)

O que é índice imobiliário

Um grande trunfo para os investidores é conseguir “prever o futuro”. E o índice imobiliário (IMOB) é a ferramenta exata para isso. Com o acompanhamento de diversas características do mercado imobiliário e suas ações, o IMOB é um índice que permite visualizar a rentabilidade das ações desse setor e auxiliar os investidores a fazerem operações mais lucrativas.

Ilustração de prédios representando índice imobiliário

Como identificar 

Com informações numéricas, do qual o mercado se utiliza para fazer estimativas e projetar cenários. O IMOB é baseado em diversas atividades, como a taxa Selic, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB/m²), o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, a análise dos indicadores imobiliários ajuda a embasar decisões empresariais, definição de políticas e funciona também como termômetro da dinâmica econômica.

Como funciona o índice imobiliário

Com a possibilidade de medir o comportamento das ações ligadas ao mercado imobiliário, o IMOB, consegue tornar visualizável as altas e baixas de diversos setores que envolvem esse mercado tão rentável.

Artigos sugeridos

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub