Insider trading

Para quem é trader, o insider trading é um termo comum. Você compreende o que é insider trading e quais as consequências dessa prática?

O que é Insider trading

Visando uma rentabilidade superior em curto tempo, alguns investidores acabando usando formas ilegais de gerar lucro em suas carteiras. Uma dessas práticas ilegais é o Insider Trading, que consiste em uma pessoa utilizar informações sigilosas, que não estão abertas ao mercado e nem são acessíveis a outros investidores para operar e obter rendimentos muito mais altos que os esperados.

Como identificar

Existem diversas formas de identificar a prática, mas geralmente fica evidente quando uma empresa lança uma notícia no mercado e a ação dessa mesma empresa sofreu uma forte movimentação nos dias anteriores à publicação. Isso é um forte sinal de que pode ter havido insider trading. Normalmente, quem compra ou vende os papéis não são os funcionários da empresa, pois dessa forma o crime ficaria muito evidente.

Como funciona

A prática é ilegal no Brasil e em diversos países do exterior. Por isso, na maioria dos casos, há alguém mediando essa ordem. Um insider fica sabendo de alguma informação privilegiada da empresa onde trabalha, coloca “laranjas” operando com o próprio dinheiro ou com capital de mandantes, para lançar as ações, vender ou comprar papéis. Dessa forma, tentam despistar as autoridades competentes sobre essa movimentação.

Artigos relacionados:

Confira também:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub