Joesley Day

Que política e economia andam sempre juntas, isso já sabemos. Mas, você sabe o que aconteceu no Joesley Day?

O que é

Um bom investidor está sempre atento às movimentações e notícias políticas, pois, alguns acontecimentos têm o poder de mudar drasticamente os eventos na bolsa de valores. Assim foi com o Joesley Day, que é o dia 17/05/2017. Depois do vazamento de um áudio do controlador e empresário do grupo JBS (Joesley Batista) destinado ao então presidente Michel Temer, o Ibovespa caiu 8,80% no mesmo dia, causando uma imensa instabilidade não prevista na bolsa de valores.

Como identificar

No caso do Joesley Day, o áudio vazado em questão, era do controlador da JBS, Joesley Batista, registrando o ex-presidente Michel Temer autorizando o pagamento de propina para o Eduardo Cunha que, na ocasião, estava em processo de delação premiada e comprometeria as ações de Michel Temer como vice-presidente, figurando um golpe de Estado contra o mandato da então presidente eleita Dilma Roussef. 

Como funciona

O Joesley Day mostra como a instabilidade política de um país pode afetar diretamente o desempenho de diversos índices da bolsa de valores, causando perda de capital para investidores de todos os níveis e até mesmo desenvolvendo uma crise financeira para o país através da desvalorização das ações de empresas nacionais. 

Artigo relacionado:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub