Operar vendido

Operar vendido ou em short é uma modalidade utilizada por alguns investidores do mercado. Você sabe o que isso significa?

O que é

A prática de “Operar vendido”, também conhecida como “venda a descoberto” ou “short”, é quando um investidor vende uma ação sem tê-la comprado ainda. E com isso, ele lucra com a queda do valor dessa ação, porque assim, ele venderá pelo valor ofertado no momento, mas comprará no futuro por um valor mais baixo. 

Como funciona

Esse tipo de ação é muito comum no Day Trade, quando um investidor acredita que uma ação começará o dia com um valor alto, e com o passar das horas, desvalorizará. Desse modo, ele “vende” a ação no começo do dia para outro investidor, mas apenas comprará esse ativo no final do dia, quando o preço já estiver mais baixo. Desse modo, o investidor que realmente adquiriu a ação no começo do dia e não a vendeu, terminará a operação no prejuízo, mas o investidor que “operou vendido” estará no lucro.

Como identificar

Para poder operar vendido, ou a descoberto, o investidor precisa verificar a disponibilidade da ação para aluguel no mercado BTC. Dessa forma, ele precisa contatar a corretora e avaliar a disponibilidade da ação que deseja por um período, e paga uma taxa livremente negociada.

Esse tipo de operação é arriscado, pois, além da taxa cobrada pela corretora, ainda existe a possibilidade da ação em questão subir, e nesse caso, o investidor precisa arcar com a compra dela da mesma forma e vendê-la pelo valor inicial que foi ofertado. 

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub