ROE ou rendimento sobre o patrimônio líquido

O que é ROE?

ROE é a sigla em inglês de “Return on Equity”, e significado em português é “Retorno sobre o Patrimônio Líquido”. O patrimônio líquido de uma empresa é o capital próprio que ela produz. Ou seja, esse rendimento tem a capacidade de medir o quanto uma empresa gera de valor a partir dos seus próprios recursos e dos recursos dos seus acionistas.

Ilustração de moeda simbolizando o ROE

Como identificar

O Retorno sobre o Patrimônio Líquido é tão importante porque, através dele, é possível fazer um comparativo de uma empresa com outra para saber qual delas rentabiliza melhor. Porém, é importante entender que o ROE é um comparativo válido para empresas de um mesmo setor, dado que existem alguns setores cujo capital próprio investido deve ser maior e outras características próprias de cada segmento que devem ser levadas em consideração.

Como funciona

Existe uma fórmula simples de calcular esse retorno de uma empresa. 

ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100.

Vamos imaginar valores, para tornar isso mais fácil de entender. Imagine que o lucro líquido de uma ação seja de R$ 3,00 e o valor dessa ação seja de R$ 80,00.

Para encontrar o ROE, colocamos os valores na fórmula:

ROE = (3 / 80) x 100 = 3,75%.

Assim, a rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido dessa empresa foi de 3,75%. Como o cálculo do lucro é ANUAL por ação, nesse caso, o comparativo com outros ativos deve ser anual. Por exemplo, se compararmos o retorno dessa empresa à um valor da Taxa SELIC de 6,5% a.a., essa ação não seria atrativa, pois apresenta um lucro menor.

Termos relacionados: como calcular a rentabilidade sobre o patrimonio liquido, como calcular roe, formula rentabilidade do patrimonio liquido, patrimonio liquido formula, rentabilidade do patrimonio liquido, rentabilidade do pl, rentabilidade sobre o pl, retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre patrimonio liquido e roe investimento.

Artigos sugeridos:

Esse conteúdo foi útil?

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub