BCE alerta que usará instrumentos para mitigar impacto de surto de Covid-19

São Paulo, 21 de janeiro – O Banco Central Europeu, BCE, manteve sua política monetária inalterada e reiterou que deve manter as taxas de juros baixas até que a inflação fique próxima da meta de longo prazo da autarquia, indicando temor com o recrudescimento do coronavírus ao longo da Zona do Euro.
O euro manteve a alta ante o dólar e o real após a decisão do BCE, com valorização, respectivamente, de 0,38%, negociado a US$1,21, e 1,93%, negociado a R$6,52, por volta das 15h00.
BCE mantém taxa básica de juros em 0,00%
A Zona do Euro teve deflação de 0,30% em 2020. O BCE manteve a taxa básica em 0,00%, a de cedência em 0,25% e a de facilidade permanente de depósitos em 0,50% negativo. A decisão ficou em linha com as expectativas do mercado.
O BCE disse que vai ajustar seus instrumentos de política adequadamente até a inflação manter patamares sustentados perto ou acima de 2,00% ao ano, meta oficial de longo prazo para os preços na região.
Instituição mostra preocupação com disseminação do coronavírus
A cautela do BCE se volta justamente para a expansão do coronavírus pelo continente, ainda em meio a uma campanha de vacinação mais lenta do que o previsto. Segundo dados do Centro de Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, foram registrados cerca de 29,92 milhões de casos de Covid-19 no continente entre 31 de dezembro de 2019 e 20 de janeiro de 2021.
Por isso, a autoridade monetária continuará a compra de ativos dentro do chamado Programa Emergencial de Compras para a Pandemia, PEPP, até o final de março de 2022 ou até que a crise do coronavírus acabe. As compras feitas pelo BCE continuarão na ordem de 20 bilhões de euros por mês.
Texto: Guilherme Dogo
Edição: Guillermo Parra-Bernal e João Pedro Malar
Imagem: Divulgação

As mais lidas da semana: Orçamento, Magazine Luiza, MP da Eletrobras
Confira as notícias mais lidas da semana, como impasse do Orçamento, queda da ação da Magazine Luiza e prorrogação da MP da Eletrobras

As mais lidas da semana: Open Banking, Bradespar, CPI da Covid-19
Confira as notícias mais lidas da semana, como coluna do Sanita sobre Bradespar e entrevistas exclusivas sobre Open Banking e CPI da Covid

Bolsas americanas mantêm rali; no radar, yields, coronavírus, Orçamento, CPI: Espresso
Bolsas americanas encerraram sexta-feira em alta, coroando a semana com recordes por otimismo com recuperação econômica e balanços. Confira