Mover

BCE vê inflação voltando ao azul no início do ano e pede mais suporte fiscal

Postado por: TC Mover em 14/01/2021 às 14:07
bce

São Paulo, 14 de janeiro – O Banco Central Europeu, BCE, disse na ata de sua mais recente reunião de política monetária, divulgada hoje, que a inflação na Zona do Euro deve voltar ao azul ao longo dos primeiros meses de 2021. Mas quaisquer altas no custo de vida estão ancoradas nas expectativas dos investidores, segundo a autarquia.

Por volta das 14h00, o euro caía 1,30%, enquanto o Euro Stoxx600, índice que reúne os principais papéis europeus, fechou em alta de 0,72% após a publicação do documento.

BCE considera apoio fiscal necessário para impulsionar mercados

Na ata, o BCE disse que o suporte fiscal ainda é necessário, e que o plano de estímulo e o apetite por risco têm ajudado a impulsionar os mercados.

O BCE define o estado da política monetária na região como acomodatício e reitera que o cenário econômico no quarto trimestre de 2020 “decaiu consideravelmente”.

Apesar da alta recente na inflação, o BCE vê as expectativas ancoradas. A extensão em dezembro do Programa de Compra Emergencial na Pandemia, PEPP, criado para compra de títulos, foi adequada para o momento da Zona do Euro.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Guillermo Parra-Bernal e João Pedro Malar
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais