TC Mover
Mover

China restringe vendas de produtos financeiros atrelados às commodities

Postado por: TC Mover em 26/05/2021 às 15:12
China restringiu venda de produtos ligados a commodities

São Paulo, 26 de maio – A agência reguladora dos bancos na China restringiu a venda de produtos de investimento vinculados a futuros de commodities para investidores pessoa física, de acordo com a Reuters News, que citou fontes com conhecimento direto do assunto.


Restrição segue campanha da China para aliviar altas nos preços de commodities

A ação foi tomada em meio a uma campanha estatal para aliviar a disparada nos preços das mercadorias agrícolas, minerais e de energia.

A Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China, conhecida como CBIRC, também pediu aos bancos que desfizessem completamente as ordens de compra e venda existentes, assim como os planos de distribuição para esses produtos, disse a agência.

Os bancos de investimento criam esses produtos por conta da forte demanda por parte de investidores individuais. A CBIRC emitiu a decisão recentemente.


Maior volatilidade dos mercados tem levado a decisões inesperadas na China

A situação mostra os riscos que o investidor corre na China, onde o governo do presidente Xi Jinping tem frequentemente tomado decisões inesperadas na esteira da maior volatilidade dos mercados, a maior inflação ao produtor no país em três anos e a hostilidade de países rivais a seu regime.

Por outro lado, o governo de Xi quer limitar o risco contido nos produtos financeiros vinculados às commodities, alegando que investidores individuais carecem da experiência e controles de risco adequados para negociá-los.

Na última quarta-feira, 19, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, disse que o país vai acelerar ajustes de comércio e estoques de commodities. O objetivo, segundo ele, é reforçar as inspeções tanto no mercado à vista quanto futuro. O país também intensificará a exploração de minas domésticas e o desenvolvimento de projetos existentes.

Texto: Guillermo Parra-Bernal
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Nogueira: Moeda do Banco Central não competirá com Bitcoin

Arthur Lira reafirma conclusão da Reforma Tributária em 2021

CVM investiga fundador da Marfrig

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais