TC Mover
Mover

Confiança do consumidor nos EUA derrete com alta da inflação

Postado por: TC Mover em 14/05/2021 às 17:17
Inflação afetou confiança do consumidor nos EUA

São Paulo, 14 de maio – A confiança do consumidor nos EUA teve forte queda na leitura preliminar de maio conforme levantamento Universidade de Michigan, pressionada pela rápida escalada nos índices de preços. O indicador recuou de 88,30 pontos em abril para 82,80 pontos, frustrando o consenso de 90,40 pontos.


Expectativa do consumidor nos EUA para inflação chegou aos maiores níveis em dez anos

Em relação à inflação para o próximo ano, a expectativa do consumidor também piorou e passou de 3,40% para 4,60% em um mês. Já a previsão para cinco anos avançou de 2,70% para 3,10%.

As expectativas do consumidor nos EUA para a inflação atingiram os maiores níveis em uma década. O recorde foi resultado da disparada de preços sentida em abril e registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor, IPC, divulgado na última quarta-feira, 12.


Inflação ao consumidor de abril teve a maior alta em 13 anos

Depois do resultado da inflação nos EUA, o mercado ampliou as apostas de que o Federal Reserve, banco central americano, elevará a taxa de juros em 25 pontos-base em dezembro do ano que vem. Atualmente, a taxa é de 0% a 0,25% ao ano.

Na base de comparação anual, o IPC de abril saltou 4,20%, ante um consenso que já previa aceleração forte, para 3,60%, dos 2,60% registrados em março. Foi a maior alta em 13 anos. Segundo os dados de hoje da Universidade de Michigan, a inflação também reduziu a expectativa de renda real do consumidor nos EUA para o nível mais baixo em cinco anos.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Angelo Pavini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Petrobras mantém foco em desalavancagem e garante paridade

Sanita: Ser Educacional (SEER3) e a boa assimetria com reabertura

Especial: Paulo Guedes garante reformas em 2021 e sintonia com Congresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais