TC Mover
Mover

Confiança do consumidor americano cai com medo de inflação

Postado por: TC Mover em 16/07/2021 às 17:05
Confiança do consumidor americano ficou abaixo do consenso

São Paulo, 16 de julho – A confiança do consumidor americano, medida pela Universidade de Michigan, apresentou queda em julho em meio ao aumento da inflação, que chegou ao maior patamar em 13 anos.

O índice atingiu 80,80 pontos na pesquisa preliminar deste mês, abaixo do consenso de 87,80 e com forte recuo frente ao dado de junho, quando a confiança chegou a 85,50 pontos. Os consumidores americanos também passaram a ver a inflação mais alta, chegando a 4,80% nos próximos 12 meses, ante 4,20% em junho.

Confiança do consumidor americano e índice de condições da economia afetaram apetite por risco

Além da confiança do consumidor americano, o índice das condições atuais da economia também apresentou desaceleração. Ele atingiu 84,50 pontos, ante os 88,60 de junho. O consenso apontava alta para 90,20.

Os resultados tiraram o apetite por risco inicial das bolsas americanas, que começaram o pregão em alta, mas viraram e caíam levemente perto das 11h30. Já após o fechamento nesta sexta-feira, 16, a maior perda foi observada no Dow Jones, que recuou 0,86%, enquanto o S&P500 teve queda de 0,75% e o Nasdaq desvalorizou 0,80%.

Inflação ao consumidor nos EUA acelerou além do previsto em todas as comparações

Divulgada na última terça-feira, 13, a inflação ao consumidor nos EUA acelerou em junho além do previsto em todas as comparações. No acumulado de 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, americano registrou a maior alta em 13 anos, com aceleração de 5,40%.

Além de afetar a confiança do consumidor americano, o resultado de junho colocou em xeque a visão do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Para ele, a retomada ainda precisa avançar bastante antes que se inicie a redução de estímulos emergenciais adotados na pandemia. Ele reforçou essa visão durante uma sabatina no Congresso dos EUA na última quarta-feira, 14.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Sanita: JHSF (JHSF3) reagirá com reabertura e ajustes na Reforma Tributária?

BTG Pactual vê “inflexão” no segundo trimestre de varejistas

Vendas do varejo nos EUA sobem em junho, contrariando projeção

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais