Economia americana fica mais fraca, mostra Livro Bege - TC
TC Mover
Mover

Economia americana fica mais fraca com variante Delta e inflação continua, mostra Livro Bege

Postado por: TC Mover em 08/09/2021 às 17:48
Economia americana mais fraca e inflação alta

São Paulo, 8 de setembro – A economia americana reduziu moderadamente o ritmo de recuperação em meio às preocupações com o crescimento dos casos da variante Delta do coronavírus e aos gargalos de produção, mostrou o Livro Bege do Federal Reserve. De acordo com o banco central dos Estados Unidos, a pressão inflacionária continua e muitos empresários devem subir seus preços nos próximos meses.

O documento é um levantamento feito pelas 12 regionais do banco central americano para detectar o comportamento da economia, do emprego e da inflação antes da reunião de política monetária, marcada para 22 de setembro.

Economia americana volta a ritmo moderado, aponta documento do Federal Reserve

Segundo o Livro Bege, do começo de julho a 30 de agosto, a economia americana desacelerou levemente para um ritmo moderado. Isto ocorreu especialmente pelo recuo dos negócios ligados a restaurantes, viagens e turismo na maioria dos distritos, pelo receio da variante Delta e restrições de viagens internacionais. Outros setores foram prejudicados pelos gargalos nas linhas de produção e falta de insumos, especialmente em revendas de automóveis e imóveis.

Apesar das dificuldades, a maioria dos empresários consultados pelo Federal Reserve declararam que seguem otimistas no médio prazo, apesar de preocupações com insumos e oferta de produtos.

Livro Bege mostra melhora no mercado de trabalho

No mercado de trabalho, a melhora continuou em todos os distritos, mostra o Livro Bege, apesar de desigual. A demanda por trabalhadores segue forte, mas todas as regiões reclamaram de falta de candidatos, que em alguns casos impediram a retomada das atividades.

Em sua maioria, antecipação de aposentadorias, especialmente em saúde, cuidados com os filhos e a variante Delta pesaram na baixa oferta de mão de obra. Com isso, alguns distritos reportaram aumentos nos salários, fortes em certas regiões, especialmente nas funções de baixa remuneração. A expectativa é que os empregadores ofereçam mais benefícios e melhorem os salários para atrair os trabalhadores.

Apesar da economia americana estar mais fraca, Livro Bege mostra inflação em nível elevado

Embora a economia americana tenha desacelerado, a inflação segue estável em um nível elevado, com metade dos distritos citando alta forte dos preços e os demais, moderada, relata o Livro Bege. A alta nos insumos segue generalizada diante dos problemas de cadeias de produção, e alguns empresários relataram dificuldades em conseguir produtos mesmo com preços mais altos.

Alguns distritos relataram que os empresários têm tido facilidade em repassar os aumentos aos clientes e muitos indicaram que as empresas estão antecipando significativos aumentos em seus preços nos próximos meses, o que pode ser uma preocupação para o Federal Reserve em sua próxima reunião.

Texto: Angelo Pavini
Edição: Cíntia Thomaz e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Especial: Lira e Pacheco voltarão a negociar avanço de Reforma do IR e do Refis, dizem fontes

Inflação em países desenvolvidos pode afetar emergentes, diz Banco Central

Localiza e Unidas lideram ganhos do Ibovespa com fusão recomendada pelo Cade

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais