TC Mover
Mover

EUA e China miram acordo comercial mais uma vez

Postado por: TC Mover em 07/01/2019 às 10:20

O exterior se mantém em clima de expectativa nesta segunda-feira com o início de mais uma tentativa de negociação entre os Estados Unidos e a China: uma comissão de funcionários americanos está em Pequim para tentar chegar a um acordo que possa pôr fim à tensão comercial que se alastra entre os dois países há quase um ano.

 

A missão é liderada por Jeff Gerrish, vice-representante comercial dos EUA, acompanhado de altos funcionários dos departamentos de Agricultura, de Energia e do Tesouro do país – o que mostra que as negociações devem estar agora em níveis mais específicos. É provável que ainda não tenhamos nenhum anúncio nesta semana, mas o avanço das conversas deve tirar ao menos uma camada de preocupação do mercado nos próximos dias.

 

Segundo Bloomberg News, o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, assistiu inesperadamente ao primeiro dia de negociações. Liu é o principal assessor econômico do presidente chinês, Xi Jinping, e liderou conversas anteriores em Washington que foram rejeitadas pelo presidente americano Donald Trump. A China havia dito anteriormente que as conversas de hoje seriam lideradas por um oficial do segundo escalão no Ministério do Comércio.

 

Nos EUA, os futuros dos índices Dow Jones Industrials e S&P 500 operam mistos, mas próximos à estabilidade, enquanto o índice de Xangai fechou em alta de 0,72%. Fique de olho em possíveis pronunciamentos de Trump nas redes sociais.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis