Fed decide manter compras de títulos até haver "melhora substancial" em metas - TC
TC Mover
Mover

Fed decide manter compras de títulos até haver “melhora substancial” em metas

Postado por: TC Mover em 16/12/2020 às 19:47

São Paulo, 16 de dezembro – O Federal Reserve, Fed, decidiu manter o ritmo atual de compras de títulos na decisão de política monetária de hoje, apontando que a medida não será retirada até a autarquia ver uma “melhora substancial” no desempenho da economia, a inflação e o emprego nos Estados Unidos.

Na decisão, o comitê de política monetária do Fed, chamado Comitê Federal de Mercado Aberto e conhecido pela sigla em inglês FOMC, manteve a taxa básica de juros, ou Fed Funds, no intervalo entre 0,00% e 0,25%, em linha com o consenso. 

Além disso, o Fed continuará a aumentar suas compras em títulos do Tesouro americano em pelo menos US$80 bilhões por mês e em títulos hipotecários em pelo menos US$40 bilhões por mês “até que uma melhora substancial tenha sido feita em direção ao pleno emprego e a meta de preços estipuladas pelo comitê”, disse o comunicado.

Taxa de juros serão mantidas até mercado de trabalho ter “níveis consistentes”

As compras de ativos ajudam a promover o funcionamento regular do mercado e permite condições financeiras acomodatícias, apoiando assim o fluxo de crédito para famílias e empresas. 

O Fed reiterou manter a taxa de juros no intervalo até que as “condições do mercado de trabalho tenham atingido níveis consistentes com as avaliações do Comitê de emprego máximo e a inflação suba para 2% e esteja a caminho de ultrapassar moderadamente 2% por algum tempo”. 

Os rendimentos dos Treasuries de dez anos dispararam com a decisão, refletindo as preocupações dos investidores com a ressurgência da inflação. O dólar futuro subiu 0,05% e os índices S&P500 e Nasdaq fecharam em alta, mas Dow Jones Industrial caiu. 

Mercado de Treasuries não precisa de Fed, diz Powell

Na tradicional coletiva após a divulgação do comunicado sobre a decisão de política monetária, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o Fed usará todas as ferramentas para ajudar a economia americana. 

Powell disse que informará quando chegar o tempo de reduzir compras de ativos e que o mercado de Treasuries não precisa da presença do Fed. Além disso, ele falou que usará mandato se for necessário, dentro da lei.

Texto: Guillermo Parra-Bernal
Edição: Gustavo Boldrini e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais