Mover

FOMC mantém juros e incentivos, citando vacinação como influência na recuperação

Postado por: TC Mover em 27/01/2021 às 17:52
FOMC

São Paulo, 27 de janeiro – Em sua primeira decisão de política monetária no governo de Joe Biden, o comitê de política monetária do Federal Reserve, chamado de FOMC, manteve pela oitava vez a meta dos juros básicos da economia americana, os Fed Funds, no intervalo entre 0,00% e 0,25%, como já esperado pelos economistas consultados pela TC Mover mais cedo. Conforme o comunicado, a vacinação pode influenciar na recuperação econômica.

O comitê do banco central americano também evitou mudanças ou comentários novos sobre os incentivos ao mercado via recompras de títulos, assunto que vem preocupando os investidores, que temem o fim das operações de liquidez.

FOMC acredita que a vacinação pode definir curso da recuperação econômica

No comunicado que acompanhou a decisão, o FOMC, destacou que os riscos da pandemia de coronavírus seguem criando grande incerteza e observou que a recuperação da economia vem em um ritmo moderado nos últimos meses, com maior fraqueza em setores mais afetados pela doença.

Além disso, o FOMC incluiu em seu relatório o progresso das vacinações como um dos elementos que pode definir o curso da pandemia e, assim, também da recuperação da atividade econômica.

O comunicado também reforçou que a crise de saúde pública continua a pesar sobre a economia. No entanto, o FOMC retirou a expressão “no médio prazo”, uma indicação de que a expectativa de vacinação pode reduzir os efeitos da pandemia nos próximos meses.

Fed tem ferramentas no caso de inflação descontrolada, diz Powell

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na tradicional coletiva após o comunicado do FOMC, que a inflação americana será passageira. Ele reforçou que a autarquia tem ferramentas para agir caso a inflação fique fora do esperado.

Em linha com o relatório do FOMC, Powell alertou que a recuperação econômica está longe e que as novas cepas do vírus são preocupantes. Segundo ele, não há nada mais importante para a economia do que a vacinação e que com ela a atividade se normalizará.

Texto: Angelo Pavini

Edição: Bárbara Leite e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais