FOMC vê retomada ainda distante e manutenção de estímulos

São Paulo, 17 de fevereiro – A ata da primeira reunião de política monetária do Federal Reserve, chamado de FOMC, em 2021 reforçou a visão do banco central americano, Fed, de que a retomada da economia ainda está longe dos níveis desejados e que, até lá, manterá as políticas de estímulos via juros e recompras.
Vacinação é fundamental para retomada da economia, diz FOMC
Em um recado para os mercados, a ata destaca que o FOMC vai diferenciar pressões inflacionárias de curto prazo das estruturais, e que o fim das recompras ainda levará algum tempo e será devidamente informado com antecedência.
No documento, os integrantes do FOMC colocaram o controle da pandemia de coronavírus e a vacinação como fundamentais para a retomada da economia. Por isso, entre as preocupações do banco central americano, estão a resistência de grupos contra a vacina, os problemas de logística que estão atrasando o processo e o surgimento de novas cepas do vírus, que podem reduzir a eficácia da imunização.
Retirada de estímulos só virá após recuperação total do emprego
Sobre as pressões inflacionárias, que vêm preocupando os investidores, a ata do FOMC mostrou que o Fed vai tolerar níveis de inflação ligeiramente acima da meta, reconhecendo que haverá impacto da disrupção de cadeias produtivas nos preços de alguns produtos.
Mas, ao afirmar que o mercado de trabalho ainda está muito abaixo do que antes da pandemia, o FOMC reforça que só retirará a política estimulativa após a recuperação total do emprego. E destacou a importância dos estímulos fiscais para sustentar a retomada, que foi afetada pela segunda onda do vírus, especialmente no setor de serviços.
Ata destaca que é preciso mais tempo para avaliar efeitos do Quantitative Easing
Sobre a política de recompra de títulos do mercado, o chamado Quantitative Easing, ou QE, a ata do FOMC observa que será preciso ainda mais tempo para avaliar seus efeitos e que qualquer alteração no programa será comunicada com bastante antecedência ao mercado e de forma transparente.
Texto: Angelo Pavini
Edição: Leandro Tavares e João Pedro Malar
Arte: TC Mover
Leia também
Ações da Embraer (EMBR3) sobem mais de 13% com Lufthansa e Goldman Sachs
Brent oscila após Arábia Saudita sugerir aumento de produção de petróleo
Corleta: As commodities ainda têm espaço para subir mais?