TC Mover
Mover

Fornecedores de combustíveis temem escassez nos EUA

Postado por: TC Mover em 10/05/2021 às 11:45
Paralisação de oleoduto e falta de combustíveis

São Paulo, 10 de maio – A paralisação do oleoduto Colonial, o maior da Costa Leste dos EUA, acendeu o alerta vermelho nos fornecedores de combustíveis. Especialistas temem que o evento possa comprometer inclusive a força da reabertura econômica americana, pouco antes das férias de verão, em que viagens de carro são comuns.


Navios levarão combustíveis à região afetada

Pelo menos seis navios-tanques de grande capacidade já foram contratados para transportar gasolina, diesel e combustíveis da Europa para a Costa Leste dos Estados Unidos, incluindo a região metropolitana de Nova Iorque, informam as agências de notícias.

No sábado, a empresa responsável pelo oleoduto relatou que foi obrigada a paralisar totalmente a operação por um ataque cibernético que afetou os sistemas de tecnologias da informação, TI.


Ainda não há previsão de normalização do serviço

As autoridades americanas, incluindo a Casa Branca, foram avisadas. Contudo, por enquanto, não há previsão de normalização do serviço. Segundo o site do Colonial, o oleoduto transporta mais de 100 milhões de galões de produtos refinados por dia, o que corresponde a quase metade do combustível consumido em metrópoles como Nova Iorque.

Após abertura fraca do S&P500 e do Nasdaq, o petróleo perdeu o fôlego. Por volta das 11h35, o contrato futuro do petróleo WTI, mais comum nos EUA, operava em queda de 0,69%. Enquanto isso, o petróleo tipo Brent, referência da Petrobras, recuava 0,59%.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

UBS quer oferecer criptomoedas aos clientes ricos

Mercado misto e commodities em alta; ata do Copom, inflação no radar: Espresso

Calendário Econômico: Balanços, Relatório Focus, juros no Japão

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais