Inflação ao produtor pressiona mercado de Nova Iorque - TC
TC Mover
Mover

Inflação ao produtor pressiona mercado de Nova Iorque

Postado por: TC Mover em 12/08/2021 às 12:56
Inflação ao produtor dos EUA a 1,00%

São Paulo, 12 de agosto – Os dados de inflação ao produtor em julho dos EUA, divulgados nesta quinta-feira, 12, contrariaram para pior a expectativa. Além disso, azedaram os índices acionários americanos, devolverem ganhos e o otimismo. Contudo, S&P500 e Nasdaq100 se recuperavam por volta das 12h35.

Ao contrário do que aconteceu ontem com o índice de inflação ao consumidor, os preços de inflação ao produtor nos EUA não desaceleraram em julho. Na verdade, eles se mantiveram no maior patamar em mais de 13 anos. A alta mensal repetiu o 1,00% de junho, quando o consenso esperava desaceleração para 0,60%. Os mesmos números se repetiram no núcleo.

Na base anual, a inflação avançou em vez de desacelerar tanto no número cheio – que avançou de 7,30% para 7,80% – como no núcleo, que foi a 6,20%, de esperada estabilidade nos 5,60% de junho.

Apesar dos dados de inflação ao produtor, pedidos semanais de seguro-desemprego ficam estáveis

Tão importantes quanto a inflação ao produtor para a definição de um cronograma de redução de estímulos, os pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA repetiram os 375 mil da semana anterior, como previsto.

Depois da divulgação, as bolsas americanas caíram e os fundos de índices de empresas de telecomunicações, metais e mineração e energia recuaram. Enquanto isso, os fundos das companhias de varejo, farmacêuticas e do setor imobiliário avançaram. Perto das 12h35, porém, os índices passaram a operar mistos, com Dow Jones caindo 0,27%. Já o S&P500 e Nasdaq100passaram a subir, 0,01% e 0,14%, respectivamente.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Cíntia Thomaz, Anderson Lima e Letícia Matsuura
Arte: Mover


Leia também

Inflação ao produtor dos EUA vem acima do consenso, mas seguro-desemprego volta a cair: Espresso

Calendário Econômico: Opep, IPP, seguro-desemprego

Nova Iorque bate recordes; no radar, inflação nos EUA, serviços, balanços, fiscais: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais