Inflação nos EUA supera consenso; emprego segue melhorando - TC
TC Mover
Mover

Inflação nos EUA supera consenso; emprego segue melhorando

Postado por: TC Mover em 10/06/2021 às 12:23
inflação nos EUA supera consenso

São Paulo, 10 de junho – O dado mais esperado da semana, a inflação nos EUA, voltou a superar os consensos em meio à recuperação da maior economia global. Na mesma esteira de recuperação, o mercado de trabalho americano continua a apresentar melhores resultados, com nova diminuição dos pedidos de seguro-desemprego semanal. O mercado não acha que isso põe em xeque a estratégia do Federal Reserve, banco central americano, de seguir com a política de juros baixos e forte recompra de ativos. Os índices operam em alta.


Inflação nos EUA desacelera na base mensal, mas sobe na anual

Em maio ante abril, a inflação nos EUA chegou a 0,60%, levemente acima do consenso do mercado, que estimava um aumento de 0,40%. Mas houve desaceleração na alta dos preços ao consumidor frente a abril, quando chegou a 0,80%.

Na comparação anual houve aceleração, com a inflação ao consumidor americano chegando a 5,00%, quando o consenso apontava para 4,70%. Esse é maior patamar da inflação nos EUA desde 2008. Momentaneamente, isso fez o pré-mercado entrar em terreno negativo. Os yield dos Treasuries de 10 anos, por outro lado, aceleraram a alta. Atingiram 1,51% após a revelação dos dados.

Nos núcleos, que exclui energia e alimentos, os dados foram semelhantes. A alta mensal chegou a 0,70%, quando o consenso apontava 0,40%, e a comparação anual atingiu 3,80%, acima das expectativas do mercado, de em 3,40%.


Mercado de trabalho americano mantém recuperação

O mercado de trabalho americano, com a ajuda da vacinação e as consequentes reaberturas, continua em recuperação. Os pedidos de seguro-desemprego semanais chegaram em 376 mil, levemente acima do consenso, que apontava para 370 mil pedidos, mas representa um recuo, o sexto seguido, frente aos dados da semana passada, quando os pedidos chegaram em 385 mil.

Às 12h15, os três índices de Nova Iorque operavam em alta. O maior avanço vinha do S&P500, que subia 0,24%, enquanto o Nasdaq e o Dow Jones avançavam 0,22% e 0,17%, respectivamente.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Mercados mistos com BCE aguardam inflação e emprego; reformas, Eletrobras no radar: Espresso

Calendário Econômico: Opep, inflação, juros

Reforma Administrativa pode sair antes do prazo máximo, diz relator

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais