TC Mover
Mover

Joe Biden propõe aumentar imposto sobre ganhos de capital de mais ricos

Postado por: TC Mover em 22/04/2021 às 16:16
Joe Biden

São Paulo, 22 de abril – A gestão do presidente americano Joe Biden pretende quase dobrar os impostos sobre ganhos de capital para americanos que ganham mais de US$1 milhão por ano. A ideia faria parte dos planos para financiar os pacotes de estímulos para a economia americana, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg.


Taxa de impostos federais para investidores pode chegar a 43,40%

O aumento de impostos sobre os ganhos de capital seria de quase 20 pontos percentuais para essa faixa de renda, passando dos atuais 20% para 39,60%. Soma-se a isso a taxa de 3,80% do imposto sobre a renda dos investimentos, que atualmente financia o Obamacare.

O Obamacare é uma lei aprovada em 2010 que tornou os planos de saúde mais baratos e expandiu o atendimento à população. Com a proposta do governo de Joe Biden, a taxa de impostos federais para investidores pode chegar a 43,40%, maior do que a taxa máxima sobre salários, segundo pessoas que estão a par do plano.


Notícia sobre proposta de Joe Biden acelerou queda de índices americanos

A proposta vai na contramão do código tributário americano que impõe taxas mais baixas para os investimentos do que impostos sobre os salários. O presidente americano disse em campanha que trabalharia para fazer com que os ricos pagassem mais impostos do que os trabalhadores da classe média.

Logo após a notícia sobre o plano de Joe Biden, os principais índices das bolsas americanas aceleraram a queda. Por volta das 16h15, o índice Dow Jones caía mais, em torno de 0,92%, enquanto o S&P500 recuava 0,86% e o Nasdaq, 0,87%. Os yields, rendimentos, dos Treasuries de dez anos tinham queda de 1,2 ponto-base no mesmo horário.

Texto: Cíntia Thomaz e Guilherme Dogo
Edição: Angelo Pavini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Gol anuncia compromisso com balanço zero de carbono em 2050

Jair Bolsonaro diz concordar com metas ambiciosas para combater mudanças climáticas

XP inicia locadoras com compra e cita ‘avenidas de crescimento’

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais