Números PMI na Alemanha sugerem afrouxamento no BCE

Uma contração dos índices de compras manufatureiras na Alemanha apontou que a desaceleração em curso na maior economia europeia está se mostrando mais profunda do que o inicialmente esperado. Os rendimentos dos títulos da dívida alemã afundaram com a notícia.
O PMI manufatureiro do país caiu para 44,1 em março, abaixo da leitura revisada de 44,7 e do consenso. Os rendimentos dos bunds de dez anos despencaram, revertendo altas mais cedo, com recuo de 2,2 pontos-base, para -0,047% às 09h45.
A indústria alemã, a maior exportadora de bens industriais de alta qualidade no mundo, está imersa numa crise que tem origem global e é decorrente das incertezas com a guerra comercial EUA-China e do Brexit, assim como do recuo da demanda na Zona do Euro. Os números de março, por exemplo, evidenciaram que os pedidos e as vendas industriais destinadas à exportação estão caindo no ritmo mais rápido em quase uma década.
Qual pode ser a implicação dessa situação? Que as autoridades do Banco Central Europeu podem estar mais perto de tomar medidas para manter a política monetária mais frouxa do que o desejado por mais tempo.
(Foto: Banco Central Europeu em Frankfurt, Alemanha – Pixabay)